Notícias

Governo assina contrato com câmaras de Santo Antão para operacionalizar o “Rota das Aldeias Rurais”

O Governo de Cabo Verde, por meio do Ministério da Economia e Emprego, assinou esta quinta-feira, 17, um Protocolo de Cooperação Institucional, através de um Contrato Programa com a Associação dos Municípios de Santo Antão e as Câmaras Municipais da ilha, garantindo disponibilizar o montante de 52.903.237 escudos, correspondente a 60% do valor total dos investimentos para o programa.

Governo assina contrato com câmaras de Santo Antão para operacionalizar o Rota das Aldeias Rurais1

Esta medida que vai beneficiar trinta e seis selecionados do Programa, enquadra-se nas políticas do Governo para diversificação e qualificação do produto turístico nacional, com o intuito de promover o desenvolvimento do empreendedorismo nas áreas rurais e a inclusão de iniciativas empresariais locais na cadeia de valor do turismo na ilha de Santo Antão.

Às Câmaras Municipais de Santo Antão, cabe o papel “preponderante” de apoio técnico e de acompanhamento de cada promotor na implementação do seu projeto. Neste, conforme destacou o Primeiro-Ministro, durante a assinatura do Contrato, é um programa muito importante para ilha das montanhas, com grandes impactos para os operadores turísticos. 

O programa Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão visa criar as condições básicas “necessárias”, para o estabelecimento da rota, pelo que foram selecionadas 36 iniciativas empresariais inovadoras a serem comtempladas com o cofinanciamento a fundo perdido, de 60% do valor do investimento total.

 Assim, o governo materializa um projeto há muito esperado pelos operadores turísticos da ilha, mormente os selecionados como beneficiários do programa, que vinham manifestando uma certa “insatisfação”, pelo atraso na implementação do citado.