Notícias

Governo aprova resolução que determina a implementação de Parque Tecnológico

O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira, 11 de Fevereiro, em sessão ordinária dos trabalhos, o Projecto de Resolução que determina e define a estrutura de governação encarregue da implementação do Projeto de Parque Tecnológico, nomeadamente a Agência de execução e o Conselho Consultivo.

Segundo explicou o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo Almeida, em conferência de imprensa, o Parque Tecnológico é um complexo de desenvolvimento económico e tecnológico que visa fomentar a economia baseada no conhecimento por meio da integração da pesquisa científica-tecnológica, negócios/empresas e organizações governamentais, num local físico e de suporte à interação entre estes grupos, com vista a abrigar centros para a investigação científica, desenvolvimento tecnológico, inovação, incubação e formação.

Démis Lobo Almeida informou que a implementação deste Parque Tecnológico contempla a implantação das componentes principais, tais como Data Center, Espaço Empresas, Incubadora, Centro de Formação e Qualificação e Serviços Comuns.

O financiamento para o Projecto do Parque Tecnológico está garantido, diz o Ministro salientando ainda que o Governo assinou com o Banco Africano do Desenvolvimento (BAD) um acordo de empréstimo no valor de 3.483.271.350$00 (três mil, quatrocentos e oitenta e três milhões, duzentos e setenta e um mil, e trezentos e cinquenta escudos CVE).

“Mais: Já está, também, determinada a reserva parcial da área física territorial da instalação do Parque Tecnológico, situada em achada grande, na Cidade da Praia, envolve as instalações do antigo aeroporto Francisco Mendes, ocupando uma área de 49,46 hectares”, disse Démis Lobo Almeida, acrescentando que a estrutura de governação do Parquete Tecnológico compreende os órgãos, a agência de execução e um Conselho consultivo.

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, E.P.E. (NOSI) é a Agência de execução do Projeto do Parque Tecnológico, a qual constitui uma Equipa de Gestão do Projeto (EGP) e designa os técnicos que a compõem, destacados de entre seus quadros ou recrutados externamente.

A Agência de execução tem por missão implementar e gerir a implantação do Projeto do Parque Tecnológico em todas as suas componentes. Já o Conselho Consultivo é um órgão multissectorial encarregue do monitoramento da implementação do Projecto do Parque tecnológico.

Veja aqui neste link https://youtu.be/cDtvUr1llEU, a intervenção do MPCM, Dr. Démis Lobo Almeida sobre a aprovação do diploma que determina a implementação de Parque Tecnológico.