Notícias

Governo apresenta projeto-piloto da Mobilidade Elétrica no Setor Marítimo

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu, hoje, 25 de novembro, na cidade da Praia, a apresentação pública do Projeto “Adoção Integrada da Mobilidade Elétrica no Setor Marítimo, através da Inovação em Tecnologias Limpas”.

O projeto-piloto visa promover a mobilidade elétrica no setor marítimo, com foco em aldeias remotas onde a pesca artesanal é a principal fonte de subsistência. Para esta primeira fase de implementação do projeto, foram selecionadas duas aldeias rurais, Monte Trigo, ilha de Santo Antão e São Pedro, na ilha de São Vicente. O objetivo é introduzir a mobilidade elétrica no setor marítimo em Cabo Verde, através de incentivos, infraestruturas e quadros legais, contribuindo para a sustentabilidade e resiliência do país face às mudanças climáticas.

“Estamos a começar com as pequenas embarcações de pescas levando a mobilidade elétrica também para o mar, para os transportes marítimos. Essa primeira fase é demonstrativa, e serão realizados estudos e soluções baseadas em tecnologias limpas através de energias renováveis. Assim como fizemos para a mobilidade elétrica nos transportes rodoviários, este momento hoje, marca o início da implementação da mobilidade elétrica no sector marítimo”, destacou o Ministro.

Este projeto será estruturado em três componentes abrangendo:  o apoio político e institucional para incentivar soluções de mobilidade marítima de baixo carbono; o desenvolvimento de infraestrutura energética sustentável para viabilizar tecnologias de mobilidade marítima de baixo carbono; e o estímulo à procura de serviços relacionados com baterias elétricas.

Neste sentido, e como forma de promover a redução das emissões de gases com efeito de estufa, o Ministro Alexandre Monteiro anunciou uma nova medida do Governo introduzida na Lei do Orçamento de Estado para 2025, que prevê incentivos fiscais e aduaneiros para a importação de motores elétricos e embarcações de pesca.

“O Governo assumiu, no programa desta legislatura, o compromisso de incentivar a mobilidade elétrica na economia marítima, especialmente no sector das pequenas embarcações de pesca.”

Este projeto mobilidade elétrica no sector marítimo é financiado pela United Nations Industrial Developement Organization (UNIDO) e pelo Global Environment Facility (GEF), orçado no valor de 1.008.806 USD.