O Governo através do Ministério das Finanças procedeu o lançamento do Processo de preparação para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2017-2021. Para alcançar este objetivo, o Ministro das Finanças defendeu que é preciso o envolvimento de todos os atores socias, para que se possa ter uma visão conjunta em relação ao futuro do país.
“Queremos que todos se envolvam neste processo, para que tenhamos uma visão conjunta, para que definamos as prioridades e possamos criar um quadro de implementação, de fiscalização em relação aquilo que vai ser o resultado”, defendeu o Ministro das Finanças, Olavo Correia, durante o ato de lançamento do PEDS 2017-2021 realizado hoje, 27 de janeiro, na sala de conferência do Palácio do Governo.
O Ministro explicou as metas do Governo para que Cabo Verde consiga um desenvolvimento sustentável até 2021, com o referido plano.
“O futuro de Cabo Verde é promissor. Queremos um país com pleno emprego, a crescer 7%, ancorado num turismo que consiga trazer também à economia cabo-verdiana outros sectores como a pesca, a agricultura, a agroindústria. Mas também queremos edificar uma economia de conhecimento que esteja ancorada na capacidade de desenvolvimento dos recursos humanos e na capacidade de articularmos esta competência com exportação de serviços, nomeadamente nas áreas tecnológicas”, explica.
Para atingir a meta do emprego pleno o Governo vai implementar algumas reformas, conforme defendeu o Tutelar da Pasta das Finanças.
“Emprego pleno não significa desemprego 0, estamos a falar do desemprego entre 5 a 7%, mas pensamos que é possível se as reformas forem empreendidas, estamos a criar um novo quadro de ambiente de negócio e precisamos de remover os obstáculos que existem, ao nível dos transportes, da fiscalidade, a deficiência da máquina pública. Ao nível do financiamento, precisamos empoderar o setor privado e formalizar a economia, afirma.
O Ministro defendeu ainda que outra estratégia é trabalhar para uma maior integração de Cabo Verde no espaço da CEDEAO. “Sendo assim, penso que estamos em condições de criar milhares de postos de trabalho e atingir o emprego numa década”.
Por outro lado, o titular da Olavo Correia afirmou que o governo também vai continuar a investir nos serviços públicos, nomeadamente nas infraestruturas, na educação, e na saúde, para que possa criar o melhor ambiente de negócio.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) tem como objetivos o crescimento económico sustentável, desenvolvimento humano e a inclusão social.