Notícias

Governo apresenta estudo “Recursos Humanos Estratégicos para o Desenvolvimento de Cabo-Verde”

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, o Ministério da Educação e Desporto, o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, em parceria com a Cooperação Luxemburguesa, através do Programa CVE/077, apresenta, hoje, 02 de Outubro de 2012, o Estudo Prospectivo sobre “Os Recursos Humanos Estratégicos para o Desenvolvimento de Cabo-Verde”. O acto de apresentação pública foi presidido pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves e conta com a presença de um Representante da Cooperação Luxemburguesa.

 

Refira-se que o Governo de Cabo Verde começou a trabalhar na articulação entre os sectores do Ensino e Formação Técnico-profissional, iniciando um processo de planificação operativa anual dos dois sectores, no contexto do Apoio Orçamental dos Países Baixos. Este processo tem-se traduzido em avanços importantes, existindo actualmente uma Planificação Anual Conjunta das actividades dos Sectores, assim como um Relatório Anual Comum de actividades integradas.

 

Não obstante, os importantes avanços no quadro da articulação, os mecanismos de planificação e a definição das prioridades necessitam, ainda, de serem aprofundados.

 

É, desta forma, necessária a definição de uma política integrada e coerente de formação técnico-profissional, que parta nomeadamente dos grandes desafios que se colocam à educação/formação/emprego dos Recursos Humanos de Cabo Verde, para estabelecer prioridades e estratégias que sejam partilhadas.

 

A definição dessa política integrada exige uma análise das prioridades de desenvolvimento socioeconómico do país, a curto e médio prazo, para, posteriormente se deduzir, a partir das mesmas, o conjunto dos Perfis Estratégicos de Formação, ou seja, as estratégias de formação técnico-profissional do País têm de estar em convergência com os objectivos e prioridades das suas estratégias de desenvolvimento.

E é neste contexto, que o Governo de Cabo Verde identificou, para a presente legislatura, a necessidade inadiável de estudar o mercado de trabalho e avaliar as políticas de emprego, com vista a perspectivar a adopção de novas medidas em termos de promoção de “emprego produtivo e trabalho decente” e da adequação da formação profissional às reais necessidades do país em termos de recursos humanos qualificados.