Cabo Verde vai candidatar-se a membro executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), cuja eleição será realizada no mês de Setembro, no Qatar. A proposta foi apresentada pelo Ministro da Economia e Emprego na última reunião do Conselho de Ministros que decidiu avançar com esta candidatura.
Esta intenção do Executivo em avançar com a iniciativa foi avançada à Imprensa por José da Silva Gonçalves, à margem do encontro que o seu ministério manteve, na sexta-feira, com a Câmara de Turismo de Cabo Verde, para dar sequência ao memorando de entendimento assinado com o Governo, no decorrer do 7.º Encontro Internacional sobre o Turismo (EITU), que decorreu na capital cabo-verdiana em dezembro.
“Esperamos ter o mesmo resultado e sucesso de quando fomos eleitos membro do conselho executivo da ICAO” durante a assembleia-geral daquela organização que decorreu em Montreal (Canadá) no passado mês de Setembro, disse o Ministro.
Refira-se que José da silva Gonçalves reuniu-se recentemente o Secretário-geral da OMT, o jordano Taleb Rifai, na sede da organização em Madrid (Espanha), onde prometeu maior envolvimento do nosso país nas actividades desta agência especializada das Nações Unidas e principal organização internacional no campo do turismo, destinada à promoção e ao desenvolvimento do sector.
A OMT conta neste momento com membros de 157 países, sete territórios e mais de 300 afiliados, representando o sector privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.