Notícias

Governo aposta no Sector Privado

O Governo de Cabo Verde pretende atribuir uma série de competências às Câmaras do Comercio e à Câmara do Turismo, que até hoje foram por parte, da responsabilidade do executivo e da ADEI, nomeadamente o licenciamento da atividade industrial e turística, a emissão de certificado de origem, a incubação de ideias de negócios, a capacitação e assistência técnica às empresas, promoção do associativismo e redes empresariais, desenvolvimento do empreendedorismo qualitativo, formação profissional.

O Acordo de Cooperação Público-Privada será assinado, durante a 4ª Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Empresarial.

A aposta no setor privado faz parte de uma estratégia de facilitação do desenvolvimento económico que deverá acelerar a reforma da administração pública, reduzir para níveis aceitáveis os handicaps de natureza jurídica e administrativa, e igualmente de colocar à disposição deste setor, mecanismos de que necessita para o seu crescimento e empoderamento.

“A nossa preocupação é fazer com que o ambiente de negócios seja muito mais favorável do que aquilo que existe hoje. Estamos fortemente empenhados em remover os constrangimentos já identificados tando a nível do financiamento como a nível dos transportes, da unificação do mercado e da fiscalidade”, destacou Ulisses Correia e Silva.

Ainda, durante a 4ª Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Empresarial, o Governo vai aprovar uma resolução sobre a política industrial, com o objetivo de ajusta-las com as atuais referências existentes nos documentos estratégicos do país, onde esta destacado como um dos elementos fundamentais para o alargamento da base produtiva, para a diversificação da economia e o aumento das exportações, para a criação da capacidade de oferta para um mercado turístico em acelerado crescimento, para a substituição substancial de importações e, consequentemente, para o aumento do potencial de crescimento da economia, criação de emprego e redução da pobreza.