A ilha de São Vicente e Cabo Verde contam com um renovado Centro de Simulação Marítima. Instalado em 2014, este equipamento crucial para formação e reciclagem dos marítimos carecia de atualização, tanto a nível das infraestruturas como tecnológico / operativo.
Na passada quinta-feira, 25 de julho, o centro totalmente reabilitado foi entregue para servir os marítimos nacionais e o do mundo, assinalou o ministro do Mar, Abraão Vicente, durante a cerimónia de inauguração do novo centro.
“Um centro de simulação projetado para servir Cabo Verde, a nossa subregião e o mundo. Demos um passo de gigante com esse investimento de 62 mil contos”, afirmou o governante incentivando as instituições EMAR e UTA a rentabilizar estes investimentos, o conhecimento e o potencial de formação destas duas instituições de ensino ligado ao mar, bem como o seu potencial de empregabilidade.
Conseguir este financiamento, através do Banco Mundial, “é uma vitória” de todo o sistema marítimo, assegurou o governante agradecendo a parceria de sempre desde ecosistema financeiro que vem permitindo o acelerar o desenvolvimento de vários sectores em Cabo Verde, com destaque para o mar.
O governante aproveitou o momento para enaltecer a cooperação técnica e institucional entre as instituições do ecossistema mar que permitiu a concretização deste feito.
A atualização do Simulador, coordenado pela Escola do Mar, em parceria com a Universidade do Atlantico – UTA, foi financiado pelo Banco Mundial e pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo para Desenvolvimento e Segurança dos Transportes Marítimos, num total de 65 mil contos.