O Primeiro-Ministro, José Maria Neves presidiu, nesta terça-feira, o acto oficial de abertura do ano -lectivo no Mindelo, São Vicente, onde reafirmou a sua confiança no sistema de ensino cabo-verdiano, defendendo a sua qualidade e dos profissionais que nele trabalham, sublinhando, sobretudo, "o trabalho missionário" dos cerca de 8 mil professores do ensino básico e secundário do país.
Contudo, ressalva, é preciso manter a aposta na contínua melhoria e modernização do sector para que Cabo Verde possa continuar a crescer e desenvolver, sendo que a educação é o grande motor desse desenvolvimento, sendo a responsável pela formação de quadros técnicos capazes de gerar riqueza e aumentar a capacidade competitiva nos vários sectores.
Aliás, também o Ministro da educação, Octávio Tavares, reforçou a sua confiança na qualidade dos profissionais da Educação em Cabo Verde instando-os a continuarem juntos e concentrados na execução, cada vez melhor, das sua importante missão de moldar as nossas crianças e jovens para que possam ser cidadãos plenos e de mais-valia para o país.
Pegando nas palavras de Tavares, o Chefe do Governo reiterou a determinação do seu Governo em continuar a melhorar cada vez mais o sistema de ensino, sendo que este é o ano de arranque definitivo do Programa "Mundu Novu".
Programa esse que defende, é muito mais do que a componente de disponibilizar os 150 computadores para professores e alunos de todos os níveis de ensino. A Internet gratuita nas escolas e a inclusão de um sistema informático e de integração das escoas, através da Net já está a dar os primeiros passos com as experiencias pilotos em pelo menos uma escola em São Vicente e uma na Praia. Já este ano ela deverá alargar-se a mais escolas.
Uma prova da qualidade do ensino em Cabo Verde é o facto de cinco anos antes do prazo para a realização dos principais objectivos do Milénio, o país já terá alcançado este objectivo no plano da Educação. Mesmo no nível da educação de adultos, Cabo Verde é exemplo, como provou a premiação do Programa Nacional de Educação e Formação de Adultos diante de 66 países do mundo e ao lado da Alemanha.
Aliás, Neves não tem dúvidas em afirmar que todos os objectivos do Milénio, incluindo outros sectores, serão realizados a tempo.
Ainda nesta terça-feira, José Maria Neves participou de uma actividade organizada pela Direcção Geral de Alfabetização e Educação de Adultos para celebração de mais uma realização histórica do país e aproveitou para reiterar a sua confiança nos profissionais da educação e reafirmar a importância da educação na "libertação" das pessoas e na melhoria da sua qualidade de vida.
Um outro marco sublinhado pelo Primeiro-Ministro foi a atribuição das responsabilidades do Programa das Cantinas Escolares em Cabo Verde pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) ao Governo de Cabo Verde que a partir de agora passa a custear sozinho a alimentação de mais de 100 mil alunos do ensino básico. Um feito que deve orgulhar as nossas gentes e mais um exemplo do que este país já cresceu.
Ainda relacionado com a educação, José Maria Neves inaugurou no fim-de-semana que passou, as obras de remodelação e ampliação da escola de ensino básico de Pedra Barro, assomada em Santa Catarina.