Notícias

Governo aposta em campanha para o desarmamento

Da reunião desta quarta-feira do Conselho de Ministros Especializado, saiu uma resolução para um reforço do combate à violência, no que toca ao desarmamento. Assim, para além das acções que vão decorrendo, num trabalho conjunto entre as policiais militar e civil nesse sentido, o Governo declara o mês de Março como o Mês da promoção da Paz, da Tolerância e da Não-violência, com várias acções, inclusive uma campanha de recolha de armas.

De acordo com José Maria Neves, o combate à violência e à criminalidade passa pela acção do Governo mas, também, pelo maior envolvimento e responsabilização da sociedade civil. “Temos de responsabilizar a sociedade em relação a esta matéria e mobilizar as diferentes instituições para uma profunda actuação em relação a esta problemática através de debates, campanhas de sensibilização e reforço do policiamento”, apelou o Primeiro-Ministro.

No que toca ao Governo, para além das medidas anunciadas, o Chefe do Executivo avançou que o Governo resolveu declarar o mês de Março como o “Mês da promoção da Paz, da Tolerância e da Não-violência”, sendo que várias acções serão desenvolvidas para a promoção desta mensagem de paz e solidariedade, com destaque para uma intensa campanha de recolha de armas, inclusive de desarmamento voluntário, para que os cabo-verdianos entreguem as suas armas às autoridades.

Nisso, as polícias militares e civil continuarão a desenvolver esforços conjuntos para a apreensão de armas ilegais à semelhança das acções em curso e levadas a cabo pelas Forças Armadas e que já apreenderam centenas de armas, só na ilha de Santiago, entre armas roubadas às próprias Forças Armadas e apreensão de outras armas ilegais, inclusive armas de confecção artesanal como os “bokja Bedju”.