Notícias

Governo apoia potencialização das infraestruturas desportivas como espaço de promoção dos valores do desporto e de uma vida saudável

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, salientou que o Governo tem vindo a trabalhar em medidas para a potencialização das infraestruturas desportivas que estão a ser feitas para, além de ser um espaço da promoção dos valores do desporto, seja também o caminho de uma vida saudável. A afirmação foi feita no ato de inauguração do Polidesportivo de Calheta de São Miguel o qual foi dado o nome do ex-Presidente da República de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, salientou que o Governo tem vindo a trabalhar em medidas para a potencialização das infraestruturas desportivas que estão a ser feitas para, além de ser um espaço da promoção dos valores do desporto, seja também o caminho de uma vida saudável.

A afirmação foi feita no ato de inauguração do Polidesportivo de Calheta de São Miguel o qual foi dado o nome do ex-Presidente da República de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro, e que aconteceu na última sexta-feira num ato co-presidido pelo Ministro do Desporto e o Presidente da Câmara Municipal de S. Miguel.

Na altura, Fernando Elísio Freire lembrou, de entre as medidas adotadas pelo Governo para potencializar as infraestruturas desportivas, um conjunto de leis criadas, nomeadamente a Bolsa Atleta, a Lei de Iniciação Desportiva, o Estatuto da Utilidade Pública Desportiva que visa apoiar clubes, federações e escolas, entre outras.

Nisso, manifestou o sentimento de orgulho no trabalho que está a ser feito no município de S. Miguel e na parceria que foi “montada” entre esta Câmara Municipal e o Governo, tendo afirmado que “quando estamos juntos, somos muito mais fortes, vemos e projetamos muito mais longe”.

“Com a qualidade constatada desta infraestrutura é sinal que podemos fazer o melhor em todos os cantos do país e essa é a nossa estratégia para que os cabo-verdianos possam praticar a atividade física”, realçou Elísio Freire, defendendo que em cada grupo de jovens que pratica o desporto, sempre existem alguns que se destacam pela performance e “estes devemos identificar e apoiar para que se singram além-fronteiras e elevem o nome de Cabo Verde”.

Outro sentimento referido pelo Ministro do Desporto foi o de gratidão relativamente ao nome colocado à infraestrutura – “António Mascarenhas Monteiro”- que representa “um ato de justiça, mas acima de tudo uma forma de agradecer uma figura que fez tanto para a afirmação da democracia em Cabo Verde e que ligava todas as suas ideias com os valores do desporto”.

Fernando Elísio Freire considera António Mascarenhas Monteiro um homem perseverante, respeitador das regras, do adversário e que lutou para vencer cada palmo, realçando que o mesmo teve uma vida adequada e alinhada com os valores do desporto.