Segundo a porta-voz do Conselho de Ministros, Janira Hopffer Almada, a referida estratégia consiste num conjunto de acções e ferramentas que tem por objectivo primordial promover e desenvolver a integração de ofertas de formação técnica profissional, por um lado, através de um instrumento muito importante que é o Catálogo Nacional de Qualificações e, por outro lado, possibilitar a avaliação e a acreditação das competências profissionais produzidas.
A implementação do sistema nacional de qualificações comporta quatro fases fundamentais: a sua criação; a sua implementação; a sua extensão a novas especialidades; e a sua consolidação.
A Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares avançou que o Governo já tem pronto o anteprojecto do diploma de criação deste sistema nacional de qualificações, estando agora na fase de discussão.
"Acreditamos que, ainda neste primeiro trimestre, poderemos criar e ir implementando o sistema nacional de qualificações", disse JHA, acrescentando que, "é firme propósito do Governo, para acelerar este processo, ir criando e ir implementando". Isso porque, explica, já existe um conjunto de ganhos em Cabo Verde, no que tange à formação profissional.
A governante salientou que o Governo vai aproveitar a experiência já vivida, os ganhos já reconhecidos e dar um salto qualitativo. "Estamos neste momento a querer ter um sistema de formação com maior qualidade em Cabo Verde", frisou.