No âmbito da realização da Mesa Redonda sobre o fundo Rotativo para a Água e Saneamento, a ter lugar no próximo dia 9 de junho, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, em conferência de imprensa, ontem, 7 de junho, frisou os objetivos que norteiam a Mesa Redonda, assim como os resultados que se esperam atingir com o referido evento.
De acordo com o Ministro Gilberto Silva pretende-se com esta Mesa Redonda apresentar a visão para o sector na nova conjuntura financeira, os desafios para a consolidação da sua reforma, bem como o desiderato da criação do Fundo Rotativo de Água e Saneamento como instrumento de financiamento ao setor.
Adiantou ainda que já foram avançadas algumas etapas com vista a criação do fundo rotativo, realçando o desenvolvimento do modelo de gestão do Fundo, a elaboração dos Estatutos, Diploma e do Manual de Procedimentos relativos ao setor de água e saneamento.
Para o Ministro esta mesa redonda será uma oportunidade de receber contribuições dos parceiros e financiadores do setor para, ao longo de 2017, consolidar o processo de criação do Fundo, visando a aprovação do estatuto definido, o estudo mais aprofundado dos mecanismos financeiros e os diferentes cenários de funcionamento do fundo, sua capitalização, operação e sustentabilidade.
A Mesa Redonda sobre o Fundo Rotativo para a Água e Saneamento será realizada na próxima sexta-feira, dia 9 de junho e terá como público-alvo os parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, residentes e não residentes, as instituições financeiras e privadas e as instituições chave do setor.