O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, desloca-se à Suíça no próximo dia 8 de Julho para presidir, em Genebra, uma Mesa Redonda da Organização Mundial do Comércio, OMC, dedicada à Cabo Verde e às oportunidades de investimentos, prevista para os dias 8 e 9 de Julho.
O Chefe do Governo participa, igualmente, na 4ª Conferência Internacional “Global Aid For Trade”, durante a qual fará uma intervenção sobre Cabo Verde actual, que quer inserir-se competitivamente no mundo.
Nestes dois eventos promovidos pelo Quadro Integrado Reforçado, QIR, e pelo Governo cabo-verdiano, vai-se abordar a questão do papel do sector privado, dos empréstimos internacionais e do investimento externo no desenvolvimento de cabo verde e da África.
José Maria Neves defende que “não haverá ascensão Sul para a África, se não se apostar mais e de forma mais integrada no sector privado”.
À margem da Assembleia Gral da Organização do Comércio, o Primeiro-Ministro manterá vários encontros bilaterais.
A anteceder à Genebra, José Maria Neves estará na Holanda nos dias 4, 5 e 6 de Julho para presidir o acto central das comemorações do Dia da Independência Nacional, 5 de Julho, com a comunidade cabo-verdiana radicada naqueles pais.
No dia 5 de Julho, sexta-feira, o Chefe do Governo cabo-verdiano reúne-se com o seu homólogo holandês, Mark Rutte, e manterá um encontro com o Burgomestre da cidade de Roterdão.
Ainda em Roterdão, o Chefe do Governo encontra-se com empresários e potenciais investidores.