Notícias

GAO em mais uma missão de avaliação a Cabo Verde

Iniciou esta segunda-feira, 5 de junho, mais uma missão de avaliação do Grupo de Ajuda Orçamental (GAO) a Cabo Verde, a primeira (semestral) deste ano.

A missão vai avaliar os programas sectoriais negociados com os parceiros e fazer o acompanhamento das acções em curso, que visam designadamente a estabilidade macroeconómica, os progressos na implementação das Reformas das Finanças Públicas e da Estratégia de Crescimento e de Redução da Pobreza.

Durante quatro dias, 5 a 8, o GAO vai reunir-se com representantes dos sectores públicos, sob a coordenação da Direção Nacional do Planeamento do Ministério das Finanças. Ainda a missão conta com a participação do Governo de Cabo Verde e dos representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), da União Europeia, do Luxemburgo, de Portugal, da Espanha e do Banco Mundial (BM).

“O Governo da República de Cabo Verde está completamente disponível e aberto para dar as informações que forem colocadas, porque pautamos pelo princípio da transparência máxima e do comprometimento com o futuro do país. Nós reconhecemos a importância do GAO para Cabo Verde e o seu impacto social no país”, garantiu o Ministro das Finanças, Olavo Correia, na abertura oficial da Missão de Avaliação do primeiro semestre de 2017, onde o Governante fez a apresentação dos avanços das Reformas Estratégicas implementadas, e traçou o cenário Macroeconómico do país.

As conclusões da Missão serão apresentadas na próxima quinta-feira, 8, e o Governo está otimista.

O GAO contribuiu no ano passado com aproximadamente 26,5 milhões de euros para o Orçamento do Estado.