Notícias

Ganhos do sector da saúde de 2016 a 2022

De 2016 a 2022, o Ministério da Saúde, sob a liderança do Ministro Arlindo do Rosário, conheceu progressos importantes que consolidaram em melhores indicadores de saúde, mais e melhores infraestruturas, mais profissionais contratados, melhores condições de diagnóstico um pouco por todo o país. Foram várias as realizações a nível dos cuidados primários de Saúde com a Construção e equipamento de 3 centros de saúde: Santa Maria da Ilha do Sal, São Lourenço do Órgãos e de Santa Catarina de Santiago.

De 2016 a 2022, o Ministério da Saúde, sob a liderança do Ministro Arlindo do Rosário, conheceu progressos importantes que consolidaram em melhores indicadores de saúde, mais e melhores infraestruturas, mais profissionais contratados, melhores condições de diagnóstico um pouco por todo o país.
Foram várias as realizações a nível dos cuidados primários de Saúde com a
Construção e equipamento de 3 centros de saúde: Santa Maria da Ilha do Sal, São Lourenço do Órgãos e de Santa Catarina de Santiago.

Construção do posto sanitário de Cancelo em Santa Cruz, reabilitação do posto sanitário de Chã de Vila e ainda reabilitação de mais 9 unidades sanitárias de base.

Na atenção hospitalar, foi criado o Centro de Diálise do Hospital Dr. Baptista de Sousa, com capacidade para 35 pacientes e outros investimentos como Serviço de Neonatologia, Unidade de Endoscopia, Serviço de Radiologia/Imagiologia e o Serviço de Cuidados Especiais.

Ainda em São Vicente foi equipado o Centro de Diagnóstico na Delegacia de Saúde e a construção e entrada em funcionamento do Centro de Terapia de Ribeira de Vinha para atender, tratar e reabilitar pacientes toxicodependentes.
No Hospital Dr. Agostinho Neto, foi criado a Unidade de Cuidados Intensivos, o primeiro do país, o centro de investigação e inovação, serviço de oncologia, reabilitação do Banco de urgência, construção e equipamento da lavandaria, para além de várias obras de reabilitação de outros serviços como imagiologia, laboratório de análises clínicas e gastroenterologia.

O Hospital Dr. Santa Rita Vieira conheceu várias intervenções, desde a remodelação do Laboratório, da sala de parto, da central de consulta, a criação do serviço de endoscopia digestiva alta, de neonatologia e do centro de fisioterapia.
Outras obras como a adaptação e equipamento do bloco de pequenas cirurgias em Rª Brava, S. Nicolau, Ampliação do Centro de Saúde de Sta. Cruz, adaptação e equipamento de 3 Unidades de Cuidados Intermediários nas ilhas do Sal e da Boavista, arranjos exteriores no Centro de Saúde da Boavista; Reabilitação do Centro de Saúde Reprodutiva do Porto Novo; Reabilitação do Laboratório do Centro de Saúde de S. Nicolau; Reabilitação do Laboratório do Hospital Regional Ramiro Figueira, fizeram a diferença na prestação de cuidados de saúde.
Falando dos laboratórios e condições de diagnóstico, foi criado o Laboratório de Entomologia Médica, o Laboratório de controlo de Qualidade de Água e Alimentos.

Foram instalados novos aparelhos de Raio X digitais em todos os hospitais regionais e centros de saúde nas ilhas.
Foi investido mais 1 milhão de contos em equipamentos médico-hospitalares, de imagiologia, laboratório, fisioterapia, e estomatologia para os 32 centros de saúde e os 4 hospitais regionais.

Nos últimos 2 anos, o Ministério da Saúde, liderado pelo Ministro Arlindo do Rosário, enfrentou uma das maiores crises sanitárias do mundo tendo conseguido indicadores reconhecidos a nível internacional como um exemplo em termos de liderança e gestão da pandemia da Covid-19, e um caso de sucesso.

No âmbito da pandemia da Covid-19, foram criadas e equipados 5 laboratórios de virologia no país sendo duas na Praia, um em São Vicente, um na ilha do Sal e um na ilha do Fogo para dar respostas às demandas de realização dos testes, para além da criação de condições técnicas para sequenciação genómica do SARS-CoV-2, no país.
Nos últimos 5 anos mais de 1000 novos quadros foram recrutados para o Serviço Nacional de Saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de farmácia, de laboratório, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos na área da gestão e administração.

O Rácio médico/habitante passou de 6,8% para 7,86% em 2021.
O rácio enfermeiro/habitantes aumentou de 12 para 16% por 10.000hb. no período de 2016 a 2020.
A Mortalidade infantil regrediu passando de 15,4 para 11,6 por 1000 nascidos vivos em 2020 e taxa de Gravidez na Adolescência baixou de 20,4% em 2026 para 15,8% em 2020.

Em relação a algumas iniciativas pode-se destacar:
A criação da comissão instaladora da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde, bem com da Ordem dos Psicólogos;
Foi aprovada e entrou em funcionamento a Nova Carreira médica e a Carreira de Enfermagem;
Foi feita a primeira alteração da Lei de Base do Serviço Nacional de Saúde;
Foi Criada da Entidade Reguladora Independente da Saúde;
e deu-se inicio ao primeiro curso de medicina Familiar em exercício em Cabo Verde.
Cabo verde é hoje um dos países com indicadores de saúde bem reconhecidos a nível regional e internacional.
A saúde como um produto social é fruto da conjugação de esforços de vários intervenientes, mas sobretudo dos seus profissionais que nas ilhas ou nas comunidades mais distantes tem dado o seu contributo para os ganhos alcançados.
Após estes dois anos da pandemia da Covid-19, é facto que o Sistema Nacional de Saúde, saiu mais reforçado e resiliente para continuar a enfrentar os próximos desafios.

Ministério da Saúde
Governo de Cabo Verde a trabalhar para todos.