Notícias

Futuro depende dos Jovens

A responsabilidade desses jovens é enorme, pois que aos africanos, esses terão de ajudar os seus países a responder aos enormes desafios que se colocam a muitos países do continente. O desafio da "governabilidade" e do respeito às liberdades e aos direitos humanos que ainda se colocam, infelizmente, a muitos países africanos.

O desafio de construir "estados capazes de estabelecer uma agenda de desenvolvimento, capazes de colocar as riquezas africanas ao serviço do desenvolvimento da África e da dignificação dos africanos, Estados capazes de gerir os conflitos existentes, capazes de gerirem políticas públicas socialmente compensadoras, ou seja capazes de construir dinâmicas fortes de desenvolvimento no continente africano", elucida.

Para o desenvolvimento pleno do continente africano, é preciso que haja a afirmação plena da Democracia e do Estado de Direito, valores "caros" que os europeus ajudaram a criar e que, agora dirigindo-se aos jovens europeus presentes, estes poderão ajudar a consolidar em África.

Entretanto, Neves mostra grande confiança no futuro do nosso continente que é o berço da humanidade, afirmando mesmo que a África é o continente do futuro. E este futuro já está a ser construído.

O PM cita exemplos de países como a África do Sul, Angola, Libéria ou Serra Leoa, países que até há bem pouco tempo estiveram mergulhados em conflitos e que agora dão sinais claros de estabilização e de afirmação da paz.

Mas há outras questões, para além das referidas e que pedem a reflexão atenta dos jovens africanos, aponta José Maria Neves, é o caso do ambiente com o aquecimento global, aumento do nível do mar, a produção de água e a dramática escassez de água dos países do SAHEL, a energia, a fome etc.

Cerca de 120 jovens oriundos de 43 países participaram da primeira Universidade Africana de Juventude e Desenvolvimento, organizado pela Federação Cabo Verdiana da Juventude, Fórum da Juventude da CPLP e pelos Concelhos Nacionais da CPLP.

O evento contou com os patrocínios do Ministério da Juventude e Desportos, da União Europeia e do Conselho Europeu da Juventude e também do Gabinete do PM.