A decisão foi tomada após o Governo de Cabo Verde ter tomado conhecimento, com profunda consternação, do falecimento de um dos Pilares da Música cabo-verdiana contemporânea, o Músico e Compositor Norberto Tavares.
Com efeito, Norberto Tavares era conhecido como "Senhor do Funaná" e defensor acérrimo do mundo rural, tendo desempenhado um papel determinante na indústria musical cabo-verdiana.
Músico e compositor, artista popular e activista social, Norberto Tavares nasceu no dia 6 de Junho de 1956, na Cidade de Assomada, Ilha de Santiago, e fez a sua carreira nos Estados Unidos da América, para onde emigrou, depois de uma passagem por Portugal.
De acordo com um Comunicado do Governo enviado à Comunicação Social, Tavares deu um significativo contributo para o movimento do Funaná na Diáspora cabo-verdiana, nas décadas de 70 e 80, tendo sido, unanimemente, considerado um dos mais populares e influentes compositores da ilha de Santiago, na música contemporânea, para além de muito admirado pelo seu particular estilo de Funaná e pelas mensagens das suas músicas.
Assim, o Governo de Cabo Verde vem, neste momento de dor, expressar o seu profundo pesar pelo falecimento do Músico e Compositor Norberto Tavares e endereçar à família enlutada as suas mais sentidas condolências.