O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, foi a inaugurar esse sábado, nas primeiras horas de uma visita de três dias que efectua à ilha de Santo Antão, os dois primeiros de quatro furos equipados com energia solar da mais moderna tecnologia alemã e respectivos furos, no concelho do Porto Novo, essas duas primeiras localizadas nas localidades de Ribeira dos Bodes e João Bento. Obras essas financiadas pelo Fundo do Ambiente no valor total de aproximadamente 46 mil contos e que prometem revolucionar a actividade agrícola no município.
O Chefe do Executivo fez questão de frisar que esta importante e estruturante obra é financiada pelo Fundo do Ambiente, num momento em que muito se tem especulado sobre a utilização dos recursos desse fundo, realçando estar aqui um bom exemplo dos vários investimentos feitos no quadro do referido fundo.
“Foi o Fundo do Ambiente que financiou em cerca de 46 mil contos para que pudéssemos equipar esses quatro furos de Martiene, de Chã de Norte, de Ribeira dos Bodes e aqui de João Bento”. Sublinhou.
Trata-se de um forte investimento na adução de água para apoiar a actividade agrícola nessas regiões e que irão ajudar a mobilizar uma quantidade considerável de água nas quatro regiões, cerca de 1.405m3/dia o total, sendo que são furos bastante produtivos, com caudal média/dia superior a 350m3.
E completa Neves que a taxa ecológica sempre existiu em Cabo Verde, mas que “nunca”, até agora, os cabo-verdianos viram resultados e ganhos palpáveis delas advindas como agora se vê com este e outros projectos que têm sido financiados pelo referido Fundo ao longo desses anos, seja através das Câmaras e/ou das associações comunitárias.
Na mesma ocasião o Chefe do Executivo louvou a importância das associações locais no desenvolvimento das comunidades, sendo que a associação comunitária de João Bento, representada neste evento, é um excelente exemplo disso.
São financiadores deste projecto, o Governo e a Câmara Municipal, através do Fundo do Ambiente, como já se fizera referência.
Na segunda-feira, 19 de Outubro, serão inaugurados os outros dois furos em Martiene e Chã de Norte, enquanto amanhã, domingo José Maria Neves inaugura a central única de Santo Antão, outra grande e infra-estruturante obra para o desenvolvimento local.
Também amanhã o Primeiro-Ministro participa de uma romaria à barragem de Canto Cagarra