Notícias

Fundação Amigos do Paul doa materiais escolares ao Ministério da Educação

A Fundação Amigos do Paúl da Holanda, através da sua presidente, procedeu, nesta segunda-feira 19 de junho, à entrega de um conjunto de materiais e equipamentos escolares ao Ministério da Educação e ao Ministério da Família e Inclusão Social. A Ministra Maritza Rosabal recebeu essas doações, nas instalações do Estádio da Várzea, diretamente das mãos da presidente daquela instituição, Maria Segredos.

Fundação Amigos do Paul doa materiais escolares ao Ministério da Educação1

A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, considera este ato “uma grande iniciativa, que irá permitir aperfeiçoar as condições de muitos jardins e escolas do país, bem como colmatar os défices das matérias ali existentes.

“Esta é uma grande iniciativa que tem começado desde o ano transato. Esses materiais vão permitir melhorar as condições a nível dos materiais, tanto dos jardins infantil, como também nas escolas. Os materiais que chegaram no ano passado, por exemplo para os jardins, permitiram a substituição dos mais antigos pelos mais novos. Além disso, esses equipamentos foram também instalados nos novos jardins e creches que vão surgindo e agora nas escolas.  Com essas ajudas substituímos muitos materiais que se encontravam em estado de desgaste e introduzir os mais novos, dando assim melhores condições aos alunos”, afirma Maritza Rosabal.

No que tange à distribuição desses materiais, a titular da pasta da educação diz que “serão feitas de acordo com as necessidades a nível nacional, sendo que muito contentores já foram para outras ilhas, nomeadamente Santo Antão, São vicente e agora para ilha do Sal. Aqui na ilha de Santiago, já assinamos um protocolo para a reabilitação do EX EBC, o que vai permitir a colocação dos novos mobiliários, portanto estamos a selecionar novos móveis para alguns lugares e reposições e melhoramentos em outras situações”.

A Presidente da Fundação Amigos do Paúl, Maria Segredos, disse que está nesta campanha há mais de três anos em parceria com a cooperação holandesa e, para isso, sente-se “muito grata a esses parceiros e ao Ministério da Educação em Cabo Verde, por ter dado esta abertura de trabalhar em conjunto para o bem-estar das crianças de Cabo verde. Segundo Maria Segredo, uma criança estuda melhor quando estiver com mesas e cadeiras em boas condições.

Recorda-se que o Ministério da Educação recebeu, através da Maria Segredos, um total de 32 contentores de 40 mil pés, com materiais e equipamentos escolares para jardins de infância e está previsto receber, até o inicio do próximo ano letivo, mais 12 contentores, com mais materiais e equipamentos escolares.