Notícias

Fórum Nacional de Vacinação: 47 anos de vacinação em Cabo Verde – ganhos e desafios, rumo aos ODS 2030

Arrancou hoje, 16, na Cidade da Praia, o Primeiro Fórum Nacional de Vacinação, que assinala os 47 anos de vacinação em Cabo Verde, sob o lema “Ganhos e desafios, rumo aos ODS 2030”.

Promovido pela Direção Nacional de Saúde, através do Programa Alargado de Vacinação (PAV), este Fórum, que decorre durante 3 dias, de 16 a 18 de dezembro, visa refletir, juntamente com as partes interessadas e em colaboração com os parceiros nacionais e internacionais, sobre iniciativas inovadoras capazes de manter os ganhos conseguidos durante esses 47 anos e desenvolver novas iniciativas capazes de debelar os desafios.

O Fórum Nacional da Vacinação oferece uma oportunidade para as partes interessadas avaliarem, partilharem lições aprendidas e melhores práticas na implementação das várias atividades de vacinação, e avaliar a contribuição de cada parte interessada para a realização das prioridades no controlo das doenças evitáveis pela vacinação em Cabo Verde.

A abertura, que esteve a cargo da Diretora Nacional da Saúde, Angela Gomes, mostrou que o país está de parabéns, porque, nestes 47 anos de vacinação em Cabo Verde, os ganhos são muito satisfatórios e reconhecidos a nível internacional.

“Cabo Verde está de parabéns, porque o PAV é um dos principais programas de saúde pública a nível mundial e de Cabo Verde também, que já fez um longo percurso ao longo destes 47 anos. Neste momento, contamos com 13 antígenos introduzidos e garantidos pelo Orçamento do Estado, o que é um grande feito, assumido pelo Governo ao longo dos anos. Nós temos uma cobertura vacinal de todos os antígenos acima dos 95%, de forma sustentada, mesmo após a covid-19, e temos a ambição de introduzir novas vacinas no calendário vacinal, que já estão contempladas na Estratégia Nacional de Vacinação 2025-2029.”, assegurou.

A sessão de abertura também contou com a participação da Organização Mundial da Saúde, que esteve representada pela Dra. Luciana Chagas, e do Escritório Conjunto da UNICEF, UNFPA e PNUD em Cabo Verde, que esteve representado pela Dra. Ana Paula Maximiano. As duas organizações manifestaram a sua satisfação com os ganhos conseguidos nos 47 anos de vacinação e confirmaram a continuidade do apoio a Cabo Verde para o alcance de metas maiores.

A vacinação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a criação de comunidades equitativas globalmente. Este ano, a OMS convida os Estados-Membros a abraçar um marco importante na história da vacinação: o 50.º aniversário do Programa Alargado de Vacinação (PAV) da OMS. Em Cabo Verde, comemora-se o 47.º aniversário do PAV.

Para cumprir com o desiderato da Agenda 2030 para a vacinação, Cabo Verde, este ano, concentrou a sua atenção na avaliação do PAV e na elaboração do documento estratégico, estando assim na fase final do desenvolvimento da Estratégia Nacional de Vacinação 2025-2029, com abordagens inovadoras para atingir as metas nacionais, regionais e globais, alinhadas com os objetivos de vacinação para 2030. Esta estratégia tem como foco a vacinação ao longo da vida, desde a infância até à adolescência e à terceira idade, tendo a vacinação como um elemento vital de um sistema de saúde eficaz, fundamental para a preparação e resposta à pandemia, e a chave para prevenir o fardo de múltiplas epidemias.

Este Primeiro Fórum Nacional de Vacinação reúne dirigentes, decisores e parceiros do Ministério da Saúde, e ainda Delegados de Saúde e pontos focais de vacinação de todas as ilhas.