De acordo com a coordenadora do programa, Zélia Rodrigues, o objectivo deste encontro visa "chamar atenção da sociedade civil, para a valorização das iniciativas anónimas que os jovens vêm realizando e, simultaneamente, de enfatizar o papel que estes apresentam como agentes de transformação social".
O evento servirá também para proporcionar aos jovens voluntários, um espaço de reflexão e de debate no tocante aos problemas que mais afectam as suas comunidades no processo de desenvolvimento, além de traçar estratégias de intervenção conjunta face aos problemas identificados.
Durante os três dias serão realizadas várias actividades culturais, debates, Palestra, campanha de sensibilização e informação sobre Saúde Pública/Paludismo, visita ao Centro Professional de Variante e Centro de Artesanato, participação na campanha de doação de sangue em parceria com a Rádio Televisão de Cabo verde, plantação de babosa no circular de São Domingos, pinturas de fachadas e pátio da Escola Básica de Praia Baixo, entre outras várias acções.
O referido evento, que vem sendo realizado desde o ano transacto, vai ser desenvolvida em colaboração com as Nações Unidas, ONGs, ligas das associações juvenis, associações de estudantes, universitários, associações comunitárias, grupos desportivos e todas as entidades promotoras do voluntariado em Cabo Verde.
Refira-se que no final do mês de Abril foi realizada em Santo Antão o primeiro fórum regional que contou com a participação de jovens voluntários de São Vicente e Santo Antão.
Conforme versa o programa do Gabinete da Juventude e Desportos, o encerramento do acto está prevista para as 16horas de Domingo e será presidido pelo representante das Nações Unidas.