Os cursos foram realizados no âmbito do projecto "Fortalecimento e Capacitação de Recursos Humanos para o Sistema de Formação Profissional de Cabo Verde" no quadro da cooperação bilateral com o Brasil.
As aulas práticas decorreram no canteiro de obras de reabilitação do Centro de Formação Profissional da Praia, financiada pela Agência Brasileira de Cooperação.
A metodologia do ensino é a mesma aplicada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, do Brasil e é reconhecida mundialmente. A formação, que visa formar formadores, tem três vertentes: a técnica, a pedagógica e o estágio.
O reconhecimento
A Embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Maria Dulce Barros, esteve presente na cerimónia de entrega dos diplomas. Congratulou-se com os resultados do Projecto e disse que muito acertadamente o Brasil sempre escolhe Cabo Verde para implementar os seus projectos-piloto, devido ao bom aproveitamento que aqui se faz deles.
Ela manifestou ainda a vontade do Brasil em aumentar a cooperação em qualquer área para apoiar o desenvolvimento do arquipélago.
A Ministra Madalena Neves, que presidiu o acto, afirmou que os resultados são prova de um trabalho de muito empenho de ambos os lados e que é mais um passo para a consolidação da cooperação existente.
De acordo com a Ministra, este considerável número de recém-formados é consequência dos investimentos do Governo em estruturas de formação, no alargamento da oferta formativa e também na facilitação ao acesso à formação.
Para Madalena Neves, o Governo espera que esses jovens tenham iniciativa e capacidade empreendedora.
No mesmo evento foram abertos oficialmente mais 12 cursos nas mesmas áreas, e nos quais estão inscritos 192 alunos.
É de se referir que o Centro de Formação da Praia funciona hoje com os formandos da primeira fase do Projecto, que são actualmente os formadores, que fizeram estágio no SENAI de Fortaleza.