Notícias

Forças Armadas apresenta cumprimentos ao Ministro da Defesa

O Ministro da Defesa, Luís Felipe Tavares, recebeu esta sexta-feira, 30 de dezembro, uma delegação das Forças Armadas de Cabo Verde, chefiada pelo Chefe de Estado Maior, Anildo Morais, para os tradicionais cumprimentos de boas festas.

FA cumprimento ministro defesa1

Anildo Morais considerou, durante o encontro o Ministro da Defesa que, com o acontecimento ocorrido em Montes Txota, 2016 foi um ano difícil para as Forças Armadas, mas também de algumas renovações.

“Um dos lemas eleitos por mim para o meu mandato é tudo fazer para que os militares tenham as condições que os fazem sentir bem e dignificados. Neste particular, temos feito progressos interessantes e, outras ações nesse sentido, estão por serem realizadas, na convicção de que só teremos os verdadeiros combatentes da causa da defesa da soberania do país e dos demais valores nobres desta nossa Nação, se estes estiveram com o seu moral elevado.” 

Durante o cumprimento de boas festas, Anildo Morais reiterou que o projeto de fardamento e as formações de soldado-cidadão estão em curso, várias outras formações em diferentes unidades militares do país estão sendo realizadas, os exercícios realizados ao longo do ano serviram para elevação operacional dos quadros das Forças Armadas.

O Chefe de Estado Maior diz estar ciente que o ano de 2017 será de muito trabalho e de grandes desafios e, por isso, conta com o apoio e orientações politicas para comprimento da missão confiada pela nação.

O Ministro da Defesa, Luís Felipe Tavares, sublinhou, por sua vez, que Cabo verde deve muito às suas Forças Armadas e que “durante 2017 tudo faremos para continuar a dignificar as forças Armadas, criando todas as condições para que o seu funcionamento possa ocorrer com tranquilidade.

O governante destacou alguns desafios que Cabo Verde tem que estar preparado para prevenir atos terroristas, para defender a pátria das ameaças provenientes do mar, sendo que para isso terá que trabalhar com os seus aliados.

“Em 2017 vamos fazer vários exercícios militares conjuntos com tropas amigas espanholas, francesas e com os Estados Unidos de América” afirmou o titular da pasta da Defesa Nacional, garantindo que o Governo vai continuar a apostar na formação dos militares.