Notícias

FONARTES’13 visita a história do Artesanato Cabo-verdiano

A III edição do Fonartes, Fórum Nacional de Artesanato, que acontece na Cidade do Mindelo, São Vicente, de 12 a 16 de Novembro de 2013 propõe um revisitar à História do Artesanato de Cabo Verde.

Depois de analisadas as perspectivas do mercado e a importância do design nos anos anteriores, o Fonartes 13 fundamenta-se no percurso histórica e identitário do sector, com foco na formação, workshops e ateliers, de modo a impulsionar o aprendizado das técnicas e a transmissão de saberes tradicionais e locais, associando-as às ferramentas da modernidade.

Num espaço que pretende proporcionar o intercâmbio, a partilha e a troca de experiências, o FONARTES distingue e valoriza a arte dos mestres do artesanato, com objectivo de aproximar os artesãos aos estudantes das áreas conexas, tais como design, para fomentar a complementaridade e a criação de uma relação entre a prática e a teoria.

Nesta edição, o programa será orientado de forma a criar as condições para um futuro “Mercado Atlântico do Artesanato” de Cabo Verde, previsto para 2014.

Durante cinco (5) dias, a feira do artesanato vai invadir as ruas e as praças do Mindelo, recriando as antigas práticas dos mercados de rua, que outrora fizeram parte do quotidiano dos compradores e vendedores em todo o mundo.

Mais de 100 participantes, entre artesãos de São Vicente e de todos os municípios e experts internacionais fazem parte do evento, que conta com várias oficinas práticas de joalharia, cerâmica, cestaria, cabedal, pedra e panaria. Serão também discutidos o Estatuto do Artesão e o sistema de financiamento do sector.

Durante o Fonartes terá lugar o I Encontro Nacional de Distribuidores de Artesanato, que visa a implementação do projecto RENDA – Rede Nacional de Distrinbuição do Artesanato.