Perante casa cheia, coube ao Presidente Mário Soares as honras da apresentação da obra que considerou de "extraordinário e impressionante", porque fala do desenvolvimento de Cabo Verde, que tem vindo a ganhar grande prestígio no campo nacional e internacional. Para o apresentador, "Uma Agenda de Transformação de Cabo Verde" é importante "para se compreender o que tem sido o progresso de Cabo Verde". Desenvolvimento que diz ter podido constatar "in loco" a quando das suas deslocações ao nosso país.
Este, ainda, enalteceu as boas relações que Portugal tem com Cabo Verde e com todas as ex-colónias e o "progresso extraordinário de Cabo Verde, pioneiro em África". O antigo Presidente de Portugal considerou que o livro "Uma Agenda de Transformação Para Cabo Verde" está escrito de forma simples e agradável e que fala de uma relação entre a Igreja e o Estado e do equilíbrio entre todas as ilhas, bem como das relações internacionais estratégicas entre a Europa, América e África.
Outro membro da mesa, o académico Ngunu Tiny, filho de pais santomenses e nascido em Angola e que ao longo do seu percurso tem-se revelado um grande amigo de Cabo Verde, abordou o percurso político de José Maria Neves, desde os seus tempos de estudante no Brasil, onde teve a oportunidade de ler grandes autores, moldando a sua condição "de homem de esquerda". Autores e grandes políticos que certamente lhe terão servido de inspiração até a sua eleição partidária e também como governante.
Já o autor José Maria Neves salientou em breves linhas o motor de todo esse percurso notável que lhe terá valido o terceiro mandato consecutivo enquanto Primeiro-Ministro, que considera serem as mulheres e homens cabo-verdianos, as nossas únicas e grandes "pedras preciosas". O livro é uma dedicatória e uma prova desse amor "incondicional" ao país que o viu nascer e ao povo cabo-verdiano. Como sempre frisou, o contínuo investimento nas pessoas é fundamental para continuar a desenvolver o país e a "estabilidade económica e social".
Ênfase ainda do autor sobre a necessidade da construção de consensos para as questões essenciais ao desenvolvimento do país, do respeito e do diálogo politico como base para a boa governação, bem como uma dimensão ética sem limites, referindo-se que Cabo Verde é um país " diferente dos outros dado à sua fragilidade".
Entre as figuras em destaque nessa bonita cerimónia abrilhantada pelas actuações musicais de Sara Tavares e Nancy Vieira, estiveram o anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros português, João Cravinho, e o Presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço.
Durante a sua estada em Lisboa, o Chefe do Governo proferiu ainda uma palestra sobre a "Revolução de Abril e o seu Impacto no Processo Histórico de Cabo Verde" na Associação 25 de Abril.