Estamos a empreender no caminho certo. A empoderar as micros e pequenas empresas, porque são elas que criam emprego, que permitem ás pessoas terem rendimento e a partir de aí, a um conjunto de bens e serviços.
O Ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, mostrou-se hoje particularmente satisfeito com as visitas que efectuou a algumas micro-empresas em S. Vicente e que têm recebido apoios do Governo, através da ProEmpresa.
Foi o que aconteceu por exemplo, em Ribeira de Passarão onde pôde acompanhar uma unidade na produção de queijo (a Quinta Ojuara), já com mercado em S. Vicente e na ilha do Sal.
Esteve também na Capital Humano, capacitada e com provas dadas na ilha no que tange á formação de recursos humanos e coaching empresarial, e deslocou-se á localidade de S. Pedro, acompanhado da Ministra da Juventude do Ruanda – que se encontra em S Vicente para participar no Fórum Nacional da Juventude -, para visitar a padaria de Roberto Fonseca, um jovem que procurou a ProEmpresa para expandir o seu negócio, já com sucesso garantido.
“Estivemos a mostrar (á Ministra do Ruanda) alguns casos de sucesso. Estamos a empreender no caminho certo. A empoderar as micros e pequenas empresas, porque são elas que criam emprego, que permitem ás pessoas terem rendimento e a partir de aí, a um conjunto de bens e serviços. As pessoas e as famílias passam a ter a sua vida organizada”, disse o governante á imprensa, ao final da tarde de hoje.
O segundo aspecto que Fernando Elísio Freire fez questão de apontar é o apoio do Executivo àqueles que tenha “vontade de empreender”. De acordo com o Ministro, “quando as pessoas tiverem de facto condições para ter uma empresa, o Governo não hesitará em criar todos os instrumentos para que isso aconteça”.
E a prova disso foram as empresas visitadas esta tarde em S. Vicente. Mas aponta outro aspecto importante: “demonstra também que as instituições estão a funcionar bem”, referiu, apontando concretamente à ProEmpresa e ao IEFP e outras instituições com “um papel importante na promoção do emprego e promoção das micro e pequenas empresas”.
Para amanhã, estão programadas visitas á Escola Industrial e Comercial do Mindelo, à Associação Pedra Rolada e ao Centro de Emprego e Formação Profissional de S. Vicente.