Notícias

Fernando Elísio Freire: Gala do Desporto passará a ser descentralizada

“A Gala do Desporto passará, doravante, a ser descentralizada, no sentido de levar os nossos campeões e estrelas a todas as ilhas do País” conforme anunciou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, em declarações à imprensa após a realização da Gala do Desporto 2016, no último sábado, 03 de dezembro, decorrido no Concelho de Tarrafal de Santiago.

Gracelino_Barbs.jpg

De acordo com o Titular da Pasta do Desporto, a descentralização da Gala do Desporto passará a ser feita sistematicamente em parceria entre o Governo e as Câmaras Municipais para fazer, cada ano, a festa do desporto em vários pontos de Cabo Verde.

A Gala do Desporto 2016 teve por objetivo homenagear os melhores desportistas e entidades desportivas da última época.

Segundo Fernando Elísio Freire, a Gala do Desporto deste ano teve um sabor muito especial, tendo em conta que Cabo Verde celebra e homenageia a conquista de uma medalha olímpica e de um campeonato do mundo, com Gracelino Barbosa e Matchu Lopes em destaque, mais a conquista na madrugada deste Sábado de mais dois atletas, Crisolita Rodrigues e Ruben Sança, na 35ª Meia Maratona Internacional de Macau.

“Queremos que essas vitórias sejam consistentes e perdurem no tempo”, salientou o Ministro, acrescentando que, para isso o Governo continuará a fazer um conjunto de ações e articular as políticas publicas no sentido de potenciar o talento de cada cabo-verdiano, para que surjam mais campeões, pois temos jovens com talento, força e determinação.

O atleta mais galardoado nesta Gala do Desporto 2016 foi Gracelino Barbosa que havia conquistado a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio2016. O referido atleta recebeu, neste evento, os troféus de Melhor Atleta do ano, de Personalidade do ano e, ainda, foi distinguido com a Medalha de Mérito do 3º grau.

Por sua vez, Matchu Lopes, o campeão do mundo de kitesurf, recebeu também na Gala, representado pelo próprio pai, a Medalha de Mérito de 3º grau.

Maria Correia (mais conhecida por Tchumas), atleta multifacetada campeã dos títulos nacionais nas modalidades de basquetebol, voleibol e andebol, recebeu das mãos do Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, presente no evento, o prémio de Mérito Desportivo.

Na Gala foram, igualmente, distinguidos outros atletas, dirigentes e instituições, designadamente: Elyane Boal – Atleta feminina; Comité Olímpico Cabo-verdiano – Instituição parceira; Rui Alberto Leite – Treinador; Orlandinho Mascarenhas – Dirigente desportivo; Victor Hugo Fortes- Jornalista desportivo; Vânia Monteiro – Árbitro; Kelton Correia – Jovem promessa; Rui Alberto Leite – Treinador; e ADESBA Bairro – Equipa.

A cerimónia, recorda-se, foi inserida num conjunto de atividades em comemoração do Dia do Desporto Cabo-verdiano que teve, como lema, este ano, “Mais Olimpismo, para uma nova pedagogia do desporto cabo-verdiano”.

De referir ainda que a Gala do Desporto Cabo-verdiano 2016 organizada pelo Ministério do Desporto, através da Direção Geral dos Desportos, foi uma grande festa para celebrar o desporto cabo-verdiano e juntou música ao desporto com as atuações dos artistas Gil Semedo, Dino d’Santiago e as jovens Devil & Angel.