Sob o tema "AGOA at 10: New Estrategy for a Changing World", o fórum traz para este ano uma grande inovação, sendo realizada em duas Cidades diferentes. A sessão ministerial será realizada em Washington, DC, com o objectivo de se fazer uma análise mais completa de questões-chaves do programa AGOA, enquanto que o programa reservado para a cidade de Kansas está centrado na agro-indústria, facilitando, pois, uma vasta rede de contactos entre o sector privado e empresas agrícolas americanas e africanas através de uma série de visitas e reuniões programadas.
Saliente-se que, não obstante a limitada participação dos EUA no comércio externo de Cabo Verde, representando menos de 1%, seja da exportação, seja da importação de bens de e para Cabo Verde, o AGOA é prova do esforço desse país em promover o desenvolvimento de países africanos através do comércio.
Fátima Fialho, que será acompanhada da Directora Geral da Indústria e Comércio, Filomena Fialho, vai aproveitar a ocasião para discutir em maior profundidade com as autoridades questões relacionadas com a implementação do AGOA, bem como traçar os próximos passos para o futuro do programa em Cabo Verde.