O Governo de Cabo Verde, representado por uma delegação chefiada pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, procedeu esta manhã de quarta-feira, 11 de janeiro, à assinatura do livro de condolências na Embaixada de Portugal por razão do falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa, Dr. Mário Soares.
De acordo com as palavras de Fernando Elísio Freire, Dr. Mário Soares é um referencial da democracia e da liberdade, valores supremos do ser humano. “O antigo estadista português esteve sempre na frente destas lutas e foi um dos grandes impulsionadores da democratização em Cabo Verde”, enfatizou acrescentando que “enquanto Cabo Verde for livre e democrático, Mário Soares será eterno”.
Mário Soares faleceu na mesma semana em que Cabo Verde comemora os seus 26 anos de país livre e democrático. Para o Ministro Fernando Elísio Freire, isso demonstra a coincidência e a dimensão do homem que lutou a vida toda pelos valores da democracia e liberdade, que hoje é materializado em vários países e a CPLP como um todo deve ao Dr. Mário Soares.
Assim, o Governo apresenta as sentidas condolências pela morte deste grande e antigo estadista português e rende a mais profunda homenagem ao Dr. Mário Soares.
De realçar que Cabo Verde esteve representado nas cerimónias fúnebres de Mário Soares pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.