Notícias

Falecimento de Mário Soares: Governo assina Livro de Condolências na Embaixada de Portugal

O Governo de Cabo Verde, representado por uma delegação chefiada pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, procedeu esta manhã de quarta-feira, 11 de janeiro, à assinatura do livro de condolências na Embaixada de Portugal por razão do falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa, Dr. Mário Soares.

livro_C.jpg

De acordo com as palavras de Fernando Elísio Freire, Dr. Mário Soares é um referencial da democracia e da liberdade, valores supremos do ser humano. “O antigo estadista português esteve sempre na frente destas lutas e foi um dos grandes impulsionadores da democratização em Cabo Verde”, enfatizou acrescentando que “enquanto Cabo Verde for livre e democrático, Mário Soares será eterno”.

Mário Soares faleceu na mesma semana em que Cabo Verde comemora os seus 26 anos de país livre e democrático. Para o Ministro Fernando Elísio Freire, isso demonstra a coincidência e a dimensão do homem que lutou a vida toda pelos valores da democracia e liberdade, que hoje é materializado em vários países e a CPLP como um todo deve ao Dr. Mário Soares.

Assim, o Governo apresenta as sentidas condolências pela morte deste grande e antigo estadista português e rende a mais profunda homenagem ao Dr. Mário Soares.

De realçar que Cabo Verde esteve representado nas cerimónias fúnebres de Mário Soares pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.