Notícias

Explorando a simbiose: Unir o setor primário e o Turismo para Impulsionar o Desenvolvimento Local

O workshop “Oportunidades do Setor Primário na Cadeia de Valor do Turismo” realizou ontem, 25 de outubro, no salão nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz.  Este evento marca um esforço conjunto para explorar as sinergias entre os dois setores vitais da economia e impulsionar o desenvolvimento local nas comunidades.

O setor primário sempre desempenhou um papel fundamental na subsistência e na economia de Cabo Verde. Entretanto o setor do turismo, nos últimos anos, emergiu como uma força motriz essencial para o crescimento económico do país onde o setor primário pode tirar proveito do mercado de consumo gerado pelos turistas que escolhem Cabo Verde todos os anos para visitar. Unir esses dois setores não apenas fortalecerá a economia, mas também abrirá uma série de oportunidades para o desenvolvimento sustentável.

O workshop teve como objetivo principal promover o diálogo entre os diversos stakeholders, desde agricultores, fornecedores das cadeias dos hotéis, instituições ligadas ao turismo e os privados.

As áreas-chave de discussão do workshop foram: caraterização do mercado de consumo de produtos agrícolas na Hotelaria, produção, planificação e pós colheita e sua importância, certificação dos produtos agropecuários para o mercado turístico e as vantagens, bem como o estudo de casos com experiências de parcerias do sector primário.

Ao final do workshop, esperava-se que os participantes saíssem com uma compreensão mais profunda das oportunidades que surgem desses setores interligados.

À medida que Cabo Verde continua a crescer como um destino turístico de destaque, a harmonização entre o setor primário e o turismo se torna essencial, conforme foi destacado pelos Ministros da Agricultura e Ambiente e do Turismo e Transportes.

O Workshop teve como principais objetivos promover a integração dos atores do setor primário na cadeia de valor do Turismo, fomentar a criação de um Clube de Fornecedores capaz de responder a demanda da atividade turística no que diz respeito ao fornecimento de produtos e serviços, contribuir para que o turismo seja mais inclusivo do ponto de vista económico, promover a compreensão das interações entre o setor primário (agricultura, pesca, pecuária) e o turismo, bem como, identificar oportunidades de colaboração e integração entre os produtores do setor primário, os prestadores de serviços turísticos e os respetivos clientes.