Notícias

Exercício Felino 2016: Governo reafirma empenho em colaborar com a CPLP na construção de iniciativas da Defesa

O Governo de Cabo Verde reafirmou hoje, 23 de setembro, a sua disponibilidade e empenho em colaborar com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na construção de iniciativas no domínio da Defesa. Palavras do Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na cerimónia de encerramento do Exercício Militar Conjunto Combinado Felino 2016, em substituição do Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares.

site.jpg

De acordo com o Ministro, as referidas iniciativas no domínio da Defesa visam o fortalecimento, a cooperação e o aprimoramento das nossas Forças Armadas, e em contribuir para a manutenção da paz e segurança internacionais, recorrendo aos instrumentos instituídos pela Organização das Nações Unidas.

O Exercício Militar Felino 2016 afigura-se como uma oportunidade a ser bem aproveitada para se aprimorar e se harmonizar as Forças Armadas dos Estados Membros da CPLP, quer a nível da doutrina, da tática, da técnica e dos procedimentos, prosseguiu o Ministro no seu Discurso, para quem não se pode descurar a “valiosa contribuição do mesmo e das várias conferencias de planeamento que o antecederam, na valorização pessoal e profissional dos participantes”.

Segundo Fernando Elísio Freire, as Forças Armadas, decorrentes das suas missões constitucionais e legais tradicionais, devem estar devidamente preparadas para mobilizar o seu produto operacional de acordo com a política que lhes for determinada.

“Os países da CPLP estabeleceram compromissos e assumiram responsabilidades junto da sociedade das nações, aos quais não podemos e nem devemos ficar alheios”, salientou o governante, acrescentando que acredita que os propósitos do Exercício Felino que passam pela capacitação das Forças Armadas, visam a sua participação futura em operações de paz e assistência humanitária, sob a égide da ONU.

Assim, acredita Fernando Elisio Freire, que com excelentes resultados que “temos vindo a alcançar com os Exercícios anteriores e com o que ora termina, estaremos a postos para cumprir esse desiderato”.

Recorde-se que o Exercício Militar Felino 2016, que decorreu de 12 a 22 de setembro, na sua versão na carta e contou com a participação de militares das Forças Armadas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e tem como finalidade o treino de uma Força Tarefa Conjunta e Combinada.

O seu principal objetivo é o de incrementar a interoperabilidade ao nível dos procedimentos e doutrina, com vista ao seu eventual emprego em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas.