A construção do Parque Solar Fotovoltaico de 5MW, localizado em Santa Maria, ilha do Sal, está em bom ritmo, conforme constatou o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, durante uma visita ao local. O parque será composto por onze mil e duzentos (11.200) módulos, com capacidade de produção anual estimada de 11GWh. Prevê-se que o Parque Solar Fotovoltaico possa evitar a emissão de nove milhões (9.000.000) de toneladas de C02 por ano, resultando uma redução no uso de combustíveis fósseis de cerca de 2.500 toneladas por ano.
“Estamos a investir no reforço da capacidade de produção de energias renováveis, eólica e solar, e a permitir uma maior penetração de energias renováveis para alcançar os consumidores. Este parque Solar irá aumentar em 44% de penetração das energias renováveis, na ilha do Sal”.
Conforme verificou o Ministro Alexandre Monteiro, a obra estará concluída em poucos meses e irá proporcionar enormes vantagens para o país, principalmente em termos económicos, ao permitir uma poupança de mais de duzentos e setenta mil contos na fatura energética.
“É uma contribuição para aumentar a seguração energética, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o custo da eletricidade. Esta iniciativa aqui na Sal também está a ocorrer nas outras ilhas, como a expansão da produção e reforço das redes. Acreditamos que nos próximos dois anos alcançaremos os 30% de penetração de energias renováveis”.
Acrescentou ainda que que a transição energética é um processo desafiante em termos de tecnologia e de investimentos. Entre 2018 e 2030, estima-se um investimento de 500 milhões de Euros para dar resposta à transição. “Neste processo, contamos na maioria investimentos privados. No tocante a investimentos públicos, já conseguimos mobilizar os recursos de que o país necessita. Além disso o Estado está a investir em infraestruturas estratégicas na rede e em infraestruturas de armazenagens.”
As obras para a construção do Parque Solar Fotovoltaico em Santa Maria iniciaram em agosto do ano passado e terão a duração de 10 meses.