Notícias

Exame laboratorial confirma infeção por Vírus ZIKA no concelho da Praia – Ministra de Saúde

A Ministra de Saúde, Cristina Fontes Lima, informou, nesta segunda-feira, que os exames laboratoriais realizados às amostras de sangue enviadas ao Instituto Pasteur em Dakar confirmaram que o surto de virose, que tem sido registado na ilha de Santiago, foi identificado como a infeção por vírus ZIKA. Uma confirmação que era obrigatória tendo em conta, que pela primeira vez é identificada a circulação deste vírus no país.

Cristina Fontes Lima que falava em conferência de imprensa, afirmou que das 64 amostras de sangue enviadas ao Instituto Pasteur de Dakar, 17 foram positivas para o vírus ZIKA, tendo sido descartadas a Dengue, Chikungunya, Febre-amarela, Sarampo e Rubéola entre outros. Ou seja, as amostras foram negativas para a Dengue e não se revelou a circulação recente do vírus da Dengue na população, de acordo com o relatório recebido do Instituto Pasteur de Dakar.

Até ontem, dia 01 de Novembro, foram atendidos, desde finais do mês de Setembro no Hospital Agostinho Neto e nos Centros de Saúde da Praia, aproximadamente mil casos com sintomas compatíveis com a infeção por vírus ZIKA, apresentando manchas vermelhas na face, tronco e braços com forte comichão, dores de cabeça, febre baixa entre outros.

A Ministra informou ainda que a doença tem uma evolução benigna com duração de cerca de 7 dias e normalmente não apresenta complicações e nem requer hospitalização, não existe vacina e o tratamento é sintomático.

Nesta perspetiva, o Ministério da Saúde recomenda às pessoas que apresentam sintomas acima referidos, que não devem tomar aspirina, nem anti-inflamatório. Mas, eventualmente, podem tomar paracetamol em caso de febre e dirigirem- se ao Centro de Saúde mais próximo.

Á população em geral, o Ministério de Saúde recomenda o reforço das medidas de proteção individual para evitar a picada do mosquito, utilizando roupas de manga comprida e calças; redes nas janelas; uso de repelentes e de fumadores.

“As medidas de luta contra o mosquito devem ser reforçadas, eliminando todos os recipientes com água estagnada que favorecem a reprodução do mosquito assim como os recipientes de água devem estar bem tapados e a água deve ser substituída nos vazos de plantas com regularidade”, disse Cristina Fontes Lima.

O Ministério da Saúde apela ainda a colaboração de todos nas medidas referidas, bem como das entidades municipais e de todos os cidadãos no saneamento do meio e em especial na eliminação e destruição de todo e qualquer recipiente exposto ao ar livre, (pneus, latas, garrafas, etc,) tendo em vista um rápido controlo deste surto.

A Ministra de Saúde informa ainda que a transmissão do vírus ZIKA se dá através de picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite as outras doenças acima mencionadas.