O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente visitou ontem, 16 de outubro, o ex-Campo de Concentração do Tarrafal, na companhia do artista Vhils.
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente visitou ontem, 16 de outubro, o ex-Campo de Concentração do Tarrafal, na companhia do artista Vhils. A mesma enquadra-se no projeto de reabilitação do Ex-Campo de Concentração do Tarrafal, com vista à construção de um projeto museológico amplo e multidisciplinar, pelo que o governante convidou o renomado artista internacional Vhils e a sua equipa para uma visita guiada por técnicos e especialistas do Instituto do Património Cultural (IPC).
Conhecer e compreender a essência do Tarrafal, ilha de Santiago, bem como a memória histórica e a carga simbólica inerente ao ex-Campo de Concentração foi o objetivo do convite ao Vhils e a sua equipa.
Para o projeto de reabilitação do ex-Campo de Concentração, orçado em cerca de 51 milhões de escudos cabo-verdianos, perspetiva-se uma intervenção em 3 fases, sendo a primeira de reabilitação de toda a estrutura muralhada, a segunda a introdução de um projeto museológico e museográfico e, por fim, a requalificação do entorno, incluindo os imóveis que o compõe.
O Campo de Concentração do Tarrafal foi construído no ano de 1936. No universo das prisões de cariz político, representa o auge de um dos regimes totalitários mais sombrios do século XX — o regime salazarista. Está gravado no imaginário dos portugueses, angolanos, guineenses e cabo-verdianos como o «campo da morte lenta», devido à prática de crimes hediondos, deixando marcas físicas e psicológicas irreversíveis, naqueles que ousaram opor-se à ordem político-social vigente do Estado Novo.
Recorde-se de que o artista Vhils se encontra em Cabo Verde, como convidado para o 8º Workshop de Arte Urbana do Projeto Xalabas.
Alexandre Farto aka Vhils nasceu em Lisboa, onde aos 10 anos interessou-se por graffiti e aos 13 já pintava pelas ruas da sua cidade. Estudou Belas Artes em Londres, onde igualmente ganhou reconhecimento pelo seu trabalho.