Cabo Verde beneficiou-se de uma Linha de Crédito do Governo Português para o sector das energias renováveis e mobilização da água. Esse financiamento vai permitir ao país materializar projectos de mobilização de água e modernização da agricultura.
Nesse âmbito, estão em curso a construção de três novas Barragens na ilha de Santiago sendo uma delas em Salineiro, Ribeira Grande, que vão somar aos 70 furos para exploração de águas subterrâneas um pouco por todo o país, 29 diques de grande porte, bem como sistemas de bombagem de água com recursos a energias renováveis em diversos pontos do arquipélago. Infra-estruturas que prometem assinalar uma nova dinâmica no mundo rural e, consequentemente, uma viragem na agricultura do país.
Eva Ortet e a sua comitiva foram ver de perto as obras em curso na Barragem de Salineiro. Essa Barragem vai ter 25 metros de altura, 20 metros de descarregamento e 162 metros de comprimento. Será uma Barragem – Ponte, uma inovação para Cabo Verde que vai fechar o anel circular de Cidade Velha. Terá a capacidade para armazenar 701.830 metros cúbicos de água que vão irrigar 60 hectares de terreno e beneficiar cerca de 280 agricultores. A obra está a cargo da empresa Monte Adriano e em Outubro do próximo ano estará pronta para armazenar água para agricultura.
A Ministra visitou, também, uma das três estufas do Concelho de Ribeira Grande bem como a Escola Oficina para a transformação de produtos agro-pecuários. Ambas financiadas no quadro da Cooperação Espanhola.