Notícias

Eva Ortet participa na 39ª Conferência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, em Roma

A Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet encontra-se em Roma – Itália, para participar da 39ª Conferência bianual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura -FAO, que decorrerá de 6 a 13 de junho e que deverá contar com a presença de 130 ministros, 12 chefes de Estado e vários outros representantes governamentais.

A referida Conferência centra-se em assegurar a coerência das questões políticas e os marcos regulatórios globais e atua, normalmente, com base nas recomendações dos Comités Técnicos e Conferências Regionais da FAO.

Durante o evento de uma semana, será eleito o novo Director-Geral (DG) da FAO para os próximos quatro anos. De salientar que o actual DG da FAO, José Graziano da Silva, é o único candidato à sua própria sucessão. Igualmente, serão aprovados, o programa de trabalho e o orçamento da organização para os próximos dois anos. Serão também reconhecidos os países que, graças aos seus esforços, alcançaram a meta na luta contra a fome.

Angola, Bolívia, China, Costa Rica, República Dominicana, Gabão, República Democrática Popular do Laos, Mali, Myanmar, Moçambique, Nepal, Omã, as Ilhas Salomão, Suriname e Uzbequistão, serão reconhecidos por terem conseguido alcançar agora a meta do Objectivo de Desenvolvimento do Milénio, de reduzir para metade, a proporção de pessoas nos seus países, que sofrem de fome crónica.

No geral, a maioria – 72 de 129 – países monitorados pela FAO atingiram a meta dos Objectivos do Milénio referente à fome.

A semana da conferência incluirá uma série de eventos paralelos, com destaque para uma mesa redonda de alto nível sobre os desafios específicos de segurança alimentar em Pequenos Estados Insulares (SIDS) em desenvolvimento, que contará com a participação dos Ministros desses países SIDS, organização da qual Cabo Verde faz parte.

Ainda serão abordados os desafios específicos de desenvolvimento que estão sendo vivenciados em diferentes regiões, incluindo a escassez de água no norte e no nordeste da África, a agricultura familiar e o desenvolvimento territorial rural na América Latina e no Caribe, o desafio da fome zero, a construção da resiliência nas terras secas de África, de entre outros temas.

À convite do Governo Italiano, nos dias 4 e 5 de junho a Ministra Eva Ortet participará do Fórum Internacional sobre a Agricultura, intitulado “Expo Milão 2015 e mais além: a agricultura para alimentar o planeta“, a ter lugar, durante a Expo Milão.

O fórum, organizado com o patrocínio da FAO, será o evento institucional mais importante no contexto de toda a Expo Milão 2015, e servirá de espaço para discussões, sobre os desafios que a alimentação coloca, à escala mundial, bem como as possíveis soluções que poderão ser adotadas.

A Ministra Eva Ortet aproveitará igualmente a sua estada em Roma para manter contactos com o DG da FAO e com o gabinete de cooperação técnica da FAO, onde serão passados em revista os projetos em curso, propostas de novos projetos, de entre outros assuntos pertinentes.