A Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, esteve de visita hoje, 3 de Fevereiro ao concelho de Santa Catarina de Santiago. A visita teve como um dos objectivos principais o inteirar da situação agrícola no concelho depois dos estragos causados pelas últimas chuvas.
Os agricultores das localidades visitadas mostraram-se preocupados com os grandes estragos causados pelas chuvas pelo que apelaram ao ministério uma rápida intervenção.
A ministra ouviu as preocupações desses agricultores e diz que vai-se tomar medidas de forma a apoiar os que foram mais prejudicados.
Foi também com satisfação que a ministra reteu o facto de nessas ribeiras serem as mulheres e os jovens os que trabalham com afinco para desenvolver a horticultura local. Segundo Eva Ortet, num ano em que foi designado como o ano para a agricultura familiar, torna ainda mais urgente ajudar as famílias que dedicam-se à prática da agricultura e uma das formas é minimizar as perdas que essas famílias tiveram com as últimas chuvas.
Depois da visita realizada à Ribeira de Engenhos pôde-se ver que, dentre vários outros problemas, alguns muros de proteção precisam de manutenção e o próximo passo será “atacar as prioridades para que as próximas chuvas não venham a fazer mais estragos”.
Os agricultores estão cientes de que a chuva causou estragos em vários pontos do país e, devido a isso, não se pode fazer tudo de uma só vez, numa só localidade pelo que esses vão fazer dentro do possível, o que puderem para darem continuidade aos seus trabalhos.
Neste primeiro dia de visita a Ministra esteve nas zonas de Pinha, Telhal, Chã de Cana, Travessa Baixo.
Amanhã, 4 de Fevereiro, a ministra e a sua comitiva estarão de visita aos outros pontos das localidades nomeadamente, a Ribeira de Selada e a zona de pastagem Quinta de Achadona, na Achada Grande.