Dois estudantes das escolas secundárias de Cabo Verde conquistaram medalha de bronze e uma menção honrosa entregues em Coimbra, nas primeiras Olimpíadas de Matemática da Lusofonia, que decorreram na nesta cidade de 20 a 30 de Julho.
Entre outros alunos que, igualmente, participaram no evento, a aluna Arlene Aláize Gomes Silveira – ES Salesiana de artes e ofícios de São Vicente, foi premiada com a medalha de bronze, e o aluno Hélio Mota – ES Olavo Moniz no Sal, com o certificado da menção honrosa.
O certificado de menção honrosa é atribuído aos alunos que, para além de terem bom desempenho na competição, conseguiram resolver os problemas de forma completa e original, de acordo com o regulamento.
De referir ainda que a aluna Janice de Jesus Almeida Lopes – ES S. S. do Mundo, recebeu o certificado de participação.
Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Timor-Leste S. Tomé e Príncipe Guiné-bissau e Portugal estiveram representados na primeira edição das Olimpíadas de Matemática da Lusofonia, que em 2012 se realizam no Brasil, de acordo com a organização.
Os participantes dedicaram 10 dias a actividades de curso, treinos e a realização de provas decorreu durante dois dias com a duração de quatro horas e meia em cada uma das sessões.
Estas olimpíadas, que surgem pelo envolvimento da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, poderão ser o ponto de partida para a troca de experiências entre os vários países que falam a língua portuguesa.