Notícias

Estrada Variante/Ribeirão Chiqueiro abre novas perspectivas para a região

De acordo com José Maria Neves, que falava perante a presença do edil de São Domingos, a nova estrada, juntamente com as obras do Desvio de São Domingos, a ser inaugurada nas próximas semanas, e a estrada Praia/São Francisco, em fase de conclusão, irá proporcionar novas zonas de expansão urbana e de desenvolvimento para o município.

"Tenho a certeza que daqui a pouco tempo, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos vai ter muitos mais pedidos de lotes para a construção de habitação e outras infra-estruturas industriais ao longo desta estrada", salientou o PM.

Sem contar com a questão da segurança, já que reduz o fluxo de tráfico junto às moradias, o Primeiro-Ministro elogia a qualidade da estrada ora inaugurada e enaltece o trabalho do consórcio Somague/CVC.

Para além dessas estradas, a região Santiago-norte será contemplada, a partir deste ano, com novas infra-estruturas do tipo, caso da estradas Cruz Grande/Calhetona, a de Assomada/João Bernardo, a de Figueira das Naus/Ribeira das Pratas no Tarrafal, cujos concursos já foram lançados.

Outra obra importante e que irá ajudar a dinamizar mais toda a região de Santiago Norte, é a via rápida Praia Tarrafal cujo concurso já foi concluído e identificado a construtora. Nesse momento, avança o PM, está-se na fase de negociação com a empresa para "conceber e montar o financiamento que ligará a Praia ao Tarrafal".

A estrada Variante de Ribeirão Chiqueiro tem uma extensão de 2,2 quilómetros, 10 metros de largura e duas rotundas e dispõe, ainda, de obras hidráulicas, uma passadeira aérea, sinalização vertical e horizontal e pavimento betuminoso.

Governo investe em mais estradas para o país

Um pouco por todo o país, o Governo procede à modernização das infra-estruturas rodoviárias e também em relação a portos, aeroportos, hospitais e outras. No que toca às rodovias, menciona as obras da circular do Fogo, a estrada Saltos/Chã das Caldeiras, em São Vicente decorrem também novas obras como a estrada Calhau/Norte da Baía.

Outras ilhas como São Nicolau estão a receber investimentos, como a estrada Tarrafal/Pedra Branca/Ribeira da Prata, além da via que liga Ribeira da Brava a Tarrafal, como Santo Antão já recebeu com a construção da estrada Porto Novo/Janela e a circular da ilha, pelo que "todas as ilhas estão a receber fortes investimentos nas estradas", sublinha.        

Face à ameaça da crise internacional e como forma de fazer face ao desemprego, o Governo apresenta para este ano um forte programa de investimentos públicos cujo orçamento ronda os 200 milhões de euros (20 milhões de contos).

Estas obras inserem-se no projecto do Governo de transformação de Cabo Verde com forte aposta na modernização das infra-estruturas a todos os níveis. É nessa óptica ainda que este ano o Executivo está a investir cerca de 300 milhões de dólares na reestruturação ou construção de portos por todas as ilhas.