Notícias

Estrada Ribeira Brava/Tarrafal abre caminho para modernidade

Foi um dia de grande festa para a ilha de São Nicolau, com a abertura oficial da nova estrada asfaltada que liga os dois concelhos da ilha, uma obra de 26 km com duas faixas nos dois sentidos e que custou cerca de 1 milhão de contos, financiados pelo Governo de Cabo Verde e o Banco Mundial.

José Maria Neves ressalta a importância desta estrada que entende, "abre novas perspectivas" para São Nicolau e mostra que o Governo está a sério no seu propósito de modernizar as infra-estruturas na ilha e torná-la mais competitiva, de forma a aproveitar as suas enormes potencialidades para o turismo, a indústria-agro-pecuária, etc.

É também uma prenda do dia 5 de Julho, diz o PM, para uma ilha que deu e tem dado um valioso contributo a este país, sendo reconhecido por muitos como o berço da intelectualidade, nos tempos dourados do seminário.

Precisamente pela sua riqueza cultural, a Vila de Ribeira Brava será declarada, a partir de Agosto próximo, como Património Nacional, o que é também uma forma de preservar e promover toda essa riqueza histórica e arquitectónica da referida vila. 

Um facto ressaltado pelo Ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, que manifestou a sua "satisfação" por mais esta inauguração de uma infra-estrutura que tem implicação directa na vida das pessoas, trazendo mais segurança e rapidez nas deslocações entre as localidades, mas que também abre novas possibilidades de investimentos e emprego.

Um facto interessante e destacado por Inocêncio Sousa, é que essa estrada é a primeira obra aquela envergadura construída inteiramente por uma empresa cabo-verdiana, neste caso a Empreitel Figueiredo, e cujo dono é de São Nicolau. Algo, que diz, "enche-nos a todos de grande orgulho". A supervisão da construção ficou a cargo da empresa internacional Louis Berger Group.

Os edis locais, Américo Nascimento (Ribeira Brava) e António Lopes Soares (Tarrafal) afinaram pelo mesmo diapasão do PM e do MEITT, tendo também destacado o bom entrosamento entre as suas Câmaras e o Governo e frisam o bom momento vivido pela ilha de São Nicolau com vários investimentos que estão e que serão feitos pelo Executivo.

Mais boas novas

Entre as muitas boas novas que o PM levou na bagagem para essa curta visita à "ilha do Chiquinho", foi o anúncio de que já há financiamento para a construção do liceu do Tarrafal, cujas obras deverão iniciar brevemente. Se tudo correr bem, ainda este ano será lançado a primeira pedra do liceu.

Para além disso, O Governo vai arrancar com o concurso, no próximo mês, para as obras de continuação da estrada ora inaugurada, até o campo da Preguiça, até o aeroporto, mais precisamente, passando ela a ligar Porto (no Tarrafal) e aeroporto. As obras deverão iniciar até início do ano que vem, o mais tardar.

Outra obra anunciada para os próximos dois anos é a estrada de acesso à localidade de Carriçal, situada na ponta leste da ilha. Uma parceria com a Câmara da Ribeira Brava para tirar do isolamento os moradores daquela povoação, cuja localidade mais próxima é Juncalinho, a 20 Km de distancia.