Notícias

Estrada Porto Novo/Janela é inaugurada com festa e grande expectativa

A festa começou cerca de meia hora após a chegada de José Maria Neves ao Porto Novo, para presidir o acto, e já no cais do Porto havia uma enorme multidão, com tambores rufando ao som do Kolá, enquanto moças e rapazes "kolavam" em honra a São João que nesse dia se juntou à festa.

As gentes de Santo Antão receberam com entusiasmo a José Maria Neves, que mais uma vez mereceu os aplausos e reconhecimento de Cabo Verde pelo bom trabalho de "transformação" e "modernização" de Cabo Verde, que ele e seu Governo vêm desempenhando.

estradaportonovojanela1

 

 

 

 

 

 

 

 

E veio a cerimónia, a primeira de três cortes de fita antes de chegarmos ao ponto final da festa, em Janela no Paul. A ocasião não era para menos. Três milhões e meio de contos foram investidos nessa infra-estrutura rodoviária que é das melhores do país e que é a primeira a introduzir os túneis rodoviários em Cabo Verde.

São quase 23 km, 20 dos quais asfaltada, de Porto Novo a Janela, com duas vias bem assinaladas, e que vem acrescentar mais uma atracção turística a esta magnífica ilha de Santo Antão. O percurso é um verdadeiro espectáculo, com uma magnífica vista do litoral e das montanhas desta parte da ilha, mais seca em vegetação, mas certamente não em Beleza.

estradaportonovo2

 

 

 

 

 

 

 

 

Principalmente na chegada ao primeiro Túnel do Farol (240 metros de comprimento), é possível "curtir" uma vista de espectacular beleza do pequeno Farol em cima e do litoral onde eleva-se imponente no mar, um curioso monte que é um dos cartões de visita da região. Ali parou o cortejo de centenas de carros para o segundo "corta-fita", antes de entrarmos túnel a dentro. Para muitos, era a primeira vez que entravam num túnel assim.

Santo Antão, diz o Primeiro Ministro, "merece" uma infra-estrutura desta magnitude, pela coragem de suas gentes que sempre desafiaram a natureza para construir zonas habitáveis e estradas nesta ilha de montanhas e relevos impressionantes. As gentes de Santo Antão, também merecem essa estrada pela generosidade e pelo empenho e pela ousadia de sonhar dessas gentes.

A estrada que ora inaugura, é um sonho antigo dos santantonenses, como ilustrou José Maria Neves, com dados históricos. Já no século XIX, essa gente batalhadora, corajosa e generosa dessa ilha das montanhas, sonhou com uma estrada de ligação Porto Novo/Janela pelo litoral, e já nessa altura os governantes e sociedade locais fizeram acções de sensibilização junto ao Governo colonial e de angariação de fundos junto à população, para viabilizar a estrada.

estradaportonovojanela_3

 

 

 

 

 

 

 

 

Todavia, muito também por questões óbvias de técnicas e tecnologia, não foi possível, realizá-la. "Mais de 100 anos depois aqui estamos para inaugurar essa obra e realizar mais este sonho", afirma.

Amadeu Cruz, edil do Porto Novo, foi o porta-voz dos munícipes, dando voz à sua alegria e às suas esperanças e expectativas, que são muitas, com relação a essa nova estrada. Uma estrada que, espera, seja um caminho mais rápido para o desenvolvimento sustentado e mais célere da ilha.

estradaportonovojanela_4

 

 

 

 

 

 

 

 

Que traga novas oportunidades de negócio e de zonas de expansão urbana, tanto para o Porto Novo, quanto para o Paul, novos investimentos e novas esperanças para a ilha que é das mais pobres do território nacional.

Desejo também de Vera Almeida, edil do Paúl, que sedeou a festa final, ali logo à entrada do túnel de Santa Bárbara, o segundo e maior com 330 metros de comprimento. Também ela realçou o regozijo e as esperanças de suas gentes. Esperanças que, de facto, se renovam com a nova estrada. Almeida fez questão de recordar as dificuldades na construção da infra-estrutura, justamente para sublinhar a conquista que representa.

Ao todo foram seis anos de obras e planejamento. A edil recorda um trabalhador santantonense que perdeu a vida durante as obras da estrada e frisou o compromisso da sua Câmara em continuar a ajudar a família do malogrado, a ultrapassar as dificuldades emocionais e financeiras, já que o patrono era o grande sustento da família.

O momento do corte da fita no último túnel foi, talvez, o momento mais lindo de toda aquela manifestação, quando Neves, acompanhado do representante da Comissão Europeia, e também dos embaixadores da Itália, e do Luxemburgo, que juntamente com o Governo, financiaram a obra, e também puderam manifestar o seu orgulho por ver materializada.

estradaportonovojanela5

 

 

 

 

 

 

 

 

Convinha dizer que o dia 9 de Maio, dia histórico para Santo Antão, é também o Dia da Europa, e de agora em diante, passa a ser também o dia que assinala o "selar", segundo o Primeiro Ministro, de uma grande amizade e parceria entre o velho continente e Cabo Verde.

Daí, ter dedicado palavras especiais de apreço e reconhecimento aos europeus que souberam fazer do seu continente um espaço de liberdade, de prosperidade e conhecimento e que souberam compartilhar com o mundo as suas riquezas.

Também os representantes europeus mencionados, tiveram a oportunidade de expressarem o seu regozijo, augurando novas e frutíferas parcerias. A parceria para a construção dessa estrada deve servir de exemplo para novas acções em Cabo Verde e no mundo, sublinham.

Carnaval na "Sintanton"

Voltando à festa, dizíamos, o "corta fita" na entrada do túnel de Santa Bárbara Mesmo junto à entrada do túnel, um grupo de crianças comandou uma curiosa versão da antiga canção "Nho Manel Pernód", tornada famosa pela voz de Gardénia Beiroz.

A letra, adaptada e especialmente composta para a ocasião, exaltava o agradecimento a José Maria Neves e seu Governo e expressava os agradecimentos à União Europeia e aos outros parceiros dessa empreitada.

estradaportonovojanela6

 

 

 

 

 

 

 

 

Imediatamente, as centenas de pessoas do Paúl e de todas as bandas de Santo Antão que acorreram ao local para receber o cortejo que acompanhava o "Premier", juntaram-se ao coro com palmas e muita dança. Ali, ao fim do túnel e já com a magnífica vista da localidade de Janela ao alcance, aguardavam-nos um grupo carnavalesco com uma valente batucada e "samba" no pé, mas também "kolavam" o São João.

E assim foi, um verdadeiro Carnaval da travessia do túnel de Santa Bárbara até em baixo onde estava montado o palco para mais discursos. O entusiasmo e a emoção tomaram conta de todos os presentes.

Inclusive o sempre comedido Ministro das Infra-estruturas Telecomunicações e Transportes, Manuel Inocêncio Sousa, desta vez não pôde segurar as "borboletas" no estômago. Sousa expressou, justamente, que nunca havia testemunhado tamanha comoção numa inauguração, e foram tantas as obras inauguradas por esse Executivo.

Texto: ABdul´Hay Simas