Notícias

“Estou feliz com esta parceria porque estamos a construir uma sociedade melhor” – MCIC, Abraão Vicente na inauguração da Escola de Música de Cancelo

A inauguração da Escola de Música de Cancelo foi feita pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, num momento de muita alegria, satisfação e, claro, música.

Acaba de nascer mais uma escola de música em Cabo Verde. Desta feita na localidade de Cancelo, no concelho de Santa Cruz, interior da ilha de Santiago, que certamente irá descobrir muitos talentos musicais ainda espalhados pelo nosso arquipélago.

A inauguração da Escola de Música de Cancelo foi feita pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, num momento de muita alegria, satisfação e, claro, música.

Para o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas, a abertura de mais uma escola de música no país só pode significar que estamos no caminho certo. Aprender as técnicas, as notas, a história e ter, connosco, o conhecimento adquirido desta língua universal, que é a música.

“Estou feliz com esta parceria porque estamos a construir uma sociedade melhor”, afirmou Abraão Vicente, ressaltando esta parceria entre o Governo de Cabo Verde e a Câmara Municipal de Santa Cruz que resultou numa escola bem equipada e preparada para iniciar as aulas.

O momento da inauguração foi abrilhantado pela atuação de Josiana “Beti” Vaz, de 15 anos, vencedora do concurso Toda Criança Canta de Santa Cruz, em 2019, que com a sua voz conseguiu transmitir o sentimento de alegria pela abertura da escola.

De referir que o Governo de Cabo Verde lançou, há cerca de cinco anos, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BACultura), que tem como propósito massificar, dar acesso à população mais vulnerável e levar escolas de arte a todas as comunidades de todas as ilhas do país.

Um programa que trás muita satisfação pelos resultados positivos que vêm agregando todos os anos, com mais de 3500 crianças beneficiadas.

O governante aproveitou o momento para recordar a todos os presentes de que a cultura e a arte são fundamentais na vida. “A cultura é educação, é conhecimento, é civilização. Quem sabe a música é como se soubesse uma outra língua”. Por isso, aproveitou para apelar aos futuros alunos da escola que preservem a escola e todos os instrumentos e, acima de tudo, aproveitem a oportunidade de estudar música.