Notícias

“Este reconhecimento (condecoração) é do Estado pelo contributo que deram para a Cultura de Cabo Verde” – MCIC  

Foram galardoados com Medalha de Mérito Cultural do 2º Grau: João Ramos Brito, mestre artesão, músico e professor; José Carlos Lima Mosso (Romeu), músico e professor da Escola de música da Boa Vista; Luísa Santos Mosso, artesã; Luísa Silva Ramos (Lilija), cantadeira; Manuel de Jesus Ramos Brito, Músico, e Pancrácio da Cruz Tomar, compositor e músico

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, condecorou, em nome do Governo de Cabo Verde, 6 artistas da ilha da Boa Vista com Medalha de Mérito Cultural do 2º Grau, num ato que decorreu no Centro de Arte e Cultura (CAC), em Sal-Rei. Um momento que o governante considerou de grande orgulho para a nação cabo-verdiana.

“A partir de hoje pelo facto de estarem inscritos entre os que o Estado cabo-verdiano escolheu para homenagear serão imortais da cultura cabo-verdiana. E este é o principal motivo de orgulho. A partir da entrega dessa medalha, as pessoas devem ver-vos de forma diferente. Uma coisa é saber que deram um contributo essencial, outro é todo povo de Cabo Verde reconhecer que tiveram um papel essencial na elevação e construção e na internacionalização da nossa cultura”, afirmou o governante.

Foram galardoados com Medalha de Mérito Cultural do 2º Grau: João Ramos Brito, mestre artesão, músico e professor; José Carlos Lima Mosso (Romeu), músico e professor da Escola de música da Boa Vista; Luísa Santos Mosso, artesã; Luísa Silva Ramos (Lilija), cantadeira; Manuel de Jesus Ramos Brito, Músico, e Pancrácio da Cruz Tomar, compositor e músico.

“Este é sem dúvida o ponto alto da minha visita à ilha da Boa Vista, porque consigo vivenciar e ver nos vossos olhos e agradecer. Obrigada em nome de Cabo Verde, obrigada em nome da nossa cultura, obrigada pelo vosso empenho, pela vossa dedicação, pela entrega absoluta porque sei que não é através da música que vivem, eu sei que não através do artesanato”, declarou o MCIC vincando que este deve ser um exemplo para às próximas gerações de cabo-verdianos.

“Nessa altura das vossas vidas, estão aqui firmes, para receber as medalhas com essa firmeza e dignidade que deve ser o espelho e exemplo para às próximas gerações de cabo-verdianos, por isso esse dia é vosso. Eu falo de coração cheio que para mim é um orgulho como Ministro da Cultura homenagear-vos em nome do povo cabo-verdiano”, declarou Abraão Vicente.