Notícias

“Este é um momento muito relevante de início de uma nova abordagem dos museus de Cabo Verde” – MCIC, Abraão Vicente

A reabertura do Museu da Arqueologia neste novo espaço aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21 de fevereiro, com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que satisfeito com o trabalho técnico e com o acervo, convida todos os cabo-verdianos a conhecerem parte da nossa história.

O Museu da Arqueologia foi reaberta, com parte do acervo, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Plateau, cidade da Praia, dando uma nova centralidade ao museu, levando para mais perto das pessoas, objetos e artefactos históricos e com história.

 

A reabertura do Museu da Arqueologia neste novo espaço aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21 de fevereiro, com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que satisfeito com o trabalho técnico e com o acervo, convida todos os cabo-verdianos a conhecerem parte da nossa história. “Temos uma oportunidade gigantesca de começar a ler Cabo Verde na sua totalidade. Queremos recentrar a narrativa de Cabo Verde que tem 462 anos da história. Temos que resgatar o período das descobertas, do colonialismo, formatação e formação da nossa identidade através de misturas das nossas culturas”, começou por dizer o governante.

 

Para o MCIC ter museus, factos, artefactos e objetos à disposição de todos ajuda-nos a conhecermos melhor a nossa história, a nossa construção como um povo. “Espero que através dos nossos museus possamos dar esse contributo e incentivemos escolas e famílias a fazerem parte deste novo momento de Cabo Verde”.

 

O 1º piso do Palácio da Cultura Ildo Lobo contém, por agora, parte de uma extensa coleção que muito mais do que o valor patrimonial demonstra o sentido da existência de instituições como o Instituto do Património Cultural que se dedica à investigação contínua, intensiva e à clarificação da nossa história. “Portanto, este é um momento muito relevante de início de uma nova abordagem dos museus de Cabo Verde”.