A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, destacou a chegada da Aeronave King Air 360 ER, como “um momento histórico que inaugura uma nova era na capacidade de defesa e segurança do nosso país, e afirma a nossa ambição de nos tornarmos um verdadeiro provedor regional de segurança marítima”.
Na cerimónia oficial de receção a Ministra de Estado e da Defesa Nacional afirma que não se está a celebrar, apenas a chegada de um novo meio aéreo, mas sobretudo “a afirmação de um novo ciclo de modernização, capacitação e ambição estratégica do nosso Estado naquilo que é, a garantia da soberania e da segurança do povo cabo-verdiano”.
Igualmente destacou a entrada em operação desta aeronave como “um salto qualitativo sem precedentes na nossa capacidade de intervenção, resposta e prevenção em múltiplos domínios que são vitais para a estabilidade nacional e regional”.
Neste ponto ressalvou que a aquisição do King Air 360 ER “deve ser entendido como um vetor de soberania, uma ferramenta de projeção estratégica e um símbolo do compromisso firme do Governo com a defesa dos interesses vitais da Nação”.
Falou da versatilidade operacional do King Air, “capaz de cumprir uma ampla gama de missões, desde a vigilância e patrulhamento marítimo, à busca e salvamento, missões de evacuação médica, de proteção ambiental, de monitorização da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada”, permitindo “a integração plena em operações conjuntas e combinadas com parceiros regionais e internacionais”