Notícias

Ministra da Saúde reúne com o Reitor da UNICV para tratar do estatuto do Médico Docente

A Ministra Filomena Gonçalves, e o Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, discutem a criação do Estatuto do Médico Docente, o desenvolvimento de cursos na área da saúde e o projeto da Faculdade de Ciências Médicas, com o objetivo de melhorar a formação de recursos humanos para a saúde em Cabo Verde.

Decorreu nesta quarta-feira, 15 de janeiro, um encontro de trabalho entre a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, e o Reitor da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Barreto, tendo como pano de fundo diversos assuntos, entre os quais, os Estatutos dos Médicos Docentes, a colaboração na oferta de cursos no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saúde, o curso de mestrado integrado em medicina e o projeto de criação da Faculdade de Ciências Médicas na Uni-CV.

Em declaração à Imprensa, a Ministra da Saúde assegurou que este encontro de trabalho está enquadrado no âmbito da agenda das parcerias para um pacto de regime à volta da saúde, salientando que, do encontro, decidiu-se pela criação de uma comissão técnica para trabalhar o Estatuto do Médico Docente, de modo a que estes tenham mais e melhores condições para trabalharem através de um quadro legal que possa garantir o melhor em termos de formação.

Outro assunto tratado durante o encontro foi a listagem dos cursos e formações que a Uni-CV tem disponível no sector da saúde, com o objetivo de estreitar as relações para que a Uni-CV possa dar melhores respostas, tendo em conta as necessidades do Sistema Nacional de Saúde.

Filomena Gonçalves informou ainda que o projeto da criação da Faculdade de Medicina na Uni-CV esteve também em cima da mesa, tendo ficado acordada a necessidade de se ter um cronograma, um plano estratégico, bem como um plano das necessidades para a efetivação deste projeto.

“A ambição aqui é termos uma faculdade que forme bem, tendo em conta a realidade do nosso país e as suas necessidades, mas também que possa dar respostas à demanda na região africana”, reforçou.

Já o Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, considerou que este encontro foi muito importante, pois o Ministério da Saúde é um parceiro para a implementação dos cursos disponíveis na Uni-CV, e que, com a criação do Estatuto dos Médicos Docentes, se vai permitir maior disponibilidade dos médicos para a docência e para a investigação.

No final, as partes convergiram no sentido de que é preciso estreitar as relações para o seguimento desta agenda de atividades, que vai certamente impactar a formação na área da saúde em Cabo Verde.