O Memorando de Entendimento entre o Governo de Cabo Verde e o Governo dos Estados Unidos da América com foco para a implementação a Aviação Militar, foi assinado esta sexta-feira, 2 de agosto de 2024, no Estado de New Hampshire.
Um momento que marca “uma nova era, na forte cooperação de defesa entre Cabo Verde e os Estados Unidos”, ressaltou a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, durante a cerimónia, acrescentando que o mesmo “faz parte da concretização de um longo processo que iniciamos, com o objetivo de dotar o país de uma nova aeronave a ser operada pela nossa Guarda Costeira”.
Este memorando visa ainda, o reforço da Esquadrilha Aérea de Cabo Verde tendo em consideração a chegada da aeronave e o início das operações.
Orçado em cerca de 6 milhões de dólares, neste memorando está prevista a formação e a qualificação de pilotos e técnicos de manutenção e, vai permitir o treinamento com realização de missões e exercícios.
Na sua intervenção, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional ressaltou que a aquisição da aeronave “é a materialização da nossa visão e estratégia” e através da qual “o nosso país será reforçado em termos de busca, salvamento e vigilância”.
Neste sentido com este memorando, “estamos a garantir o fundamental para a manutenção e continuidade das missões da aeronave”, frisou a Ministra Janine Lélis.
No ato, estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Contra-Almirante António Monteiro e o Comandante da Guarda Nacional de New Hampshire, Major-General David Mikolaities.