Notícias

Estado da Nação: PM afirma que a Nação está bem e que o futuro é risonho

De acordo com José Maria Neves, se em 2001, ano em que o seu partido subiu para o poder no seu primeiro mandato, os cabo-verdianos estavam "confiantes", hoje a essa confiança juntou-se a certeza no futuro desta nação.

Toda essa confiança, sublinha, deve-se à boa governação da actual gestão, que soube equilibrar as contas do país e construir as bases para um crescimento e desenvolvimento sustentado, "com olhos postos no futuro".  

"Este Cabo Verde, que não tem ouro nem diamante, outrora terra de fome e de desterro, é tomado hoje em dia como exemplo de sucesso de país bem sucedido. Cabo Verde está na moda! É uma nação vencedora", frisa.

Os grandes investimentos na educação, na formação profissional, no sector da saúde, na segurança social, na infra-estruturação do país, a grande aposta na agricultura e pecuária, são alguns dos pontos sublinhados pelo Chefe do Governo para provar o grande processo de transformação, sem precedentes, porque passa o país.

Transformações essas que, aponta, nos colocam na linha da frente quanto ao cumprimento dos objectivos do Milénio, estabelecidos pelas Nações Unidas. Com tudo isso, acrescenta, Cabo Verde conseguiu recuperar e reforçar o seu prestígio internacional, como comprovam o seu crescente desempenho no seio da CEDEAO, a realização da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da sub-região e, também, da Cimeira CEDEAO/Brasil.

O facto de o país continuar a crescer, mesmo que a um ritmo mais lento (4% a 5%, de acordo com as previsões para 2010), isso devido à crise internacional que tomou o mundo por volta de 2008, é um facto assinalável e que se deve às boa e prudente gestão macro-económica, bem como às medidas tomadas a tempo, por este Executivo, para conter e combater a crise, como é exemplo o aumento dos investimentos públicos.

De olhos postos no futuro, mas com os pés assentes no chão, o Governo assume o combate ao desemprego e à pobreza como grandes desafios e prioridades de futuro e que, com as medidas que vão sendo tomadas, vão sendo reduzidas.

A título de ilustração, a Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Madalena Neves mostra os crescentes investimentos na Pensão Social e na segurança social que ajudaram a tirar pelo menos 30 mil pessoas do limiar da pobreza, nos últimos anos.

O debate continua nesta tarde. Mais detalhes no, discurso_do_pm_de_introdução ao debate sobre o Estado da Nação 2010, publicado na íntegra aqui.