Notícias

Estádio Nacional é realização de sonho de desportistas cabo-verdianos

Trata-se de uma parceria entre o Governo de Cabo Verde e da República Popular da China que irá financiar e construir o projecto, cujo prazo de conclusão é de 20 meses. É o maior projecto até hoje financiado pelo Governo chinês em Cabo Verde, o que mostra o incremento das relações entre esses dois países amigos, considerou José Maria Neves.

estadinacionalpm1Mesmo com a ameaça da chuva que pairava no ar, uma multidão proveniente de várias localidades da ilha de Santiago se fez ao local onde irá se levantar esta magnífica construção (a julgar pelos desenhos em 3D do projecto), para testemunhar a importância deste futuro Estádio Nacional para o desporto e a dignidade do povo das Ilhas.

Com um clima de festa no ar, José Maria Neves falou da grandeza desta obra cujo investimento, 1 milhão e 300 contos, daria para construir 3 barragens do Poilão. É mais um investimento pesado na juventude, na linha de muitos que este Governo vem fazendo, recorda.

Neves refere-se aos muitos investimentos feitos na Educação, sector em linha para realizar os Objectivos do Milénio, como os novos liceus e escolas do ensino básico, ou a reestruturação do sistema de formação profissional com novas escolas e ofertas, a reestruturação do sistema de bolsas de estudos, que fora extinguido nos anos 90 e substituído pelas bolsas empréstimos e bolsas reembolsáveis.

Hoje, lembra, são cerca de 5 mil bolsas de estudo que representam um investimento do Governo de 500 mil contos o ano e o Executivo negoceia com os bancos para a obtenção de juros mais competitivos para os estudantes que optem por bolsas empréstimos. O Programa "Mundú Novu" e que começa a ser implementado em algumas escolas, é outro exemplo da atenção dada à juventude. O Cartão Jovem que entrará em vigor em Janeiro próximo, é outro exemplo.

Mesmo, a nível do desporto, sublinha o Ministro da Educação e Desportos, Octávio Tavares, o Governo tem investido muito dinheiro e esforço na melhoria das infra-estruturas desportivas, sendo que de dois campos relvados em 2001, ambos em São Vicente, o país conta agora com 18 estádios relvados.

estadinacionalpm2O Novo Estádio Nacional, como foi salientado, será construído com base no padrão FIFA, significando que terá todas as condições para receber jogos oficiais de alto nível e contemplará ainda piso de tartans para atletismo com oito corredores, podendo assim albergar outras modalidades olímpicas. Um enorme ganho para o desporto nacional.

O Estádio Nacional terá capacidade para albergar 10 mil espectadores nesta primeira fase, podendo no futuro, ser ampliado a sua capacidade para até 15 mil assentos e irá ocupar uma área de 94 mil 180 metros quadrados. Para além do piso de relva sintética e da pista de atletismo, a infra-estrutura inclui iluminação artificial com pelo menos quatro torres de iluminação, sistema de rádio difusão e condições para transmissões de actividades por televisão, para além de painel electrónico e som ambiente. Enfim, tudo o que se espera de um Estádio de futebol moderno, como salientou o embaixador da China em Cabo Verde, Li Chinhua.